Bem avaliado, Rodrigo Pinheiro pode ganhar reforço de peso para reeleição em Caruaru

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

Não é atoa que o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), anda comemorando o alto índice de aprovação da sua gestão. Prestes a completar um ano de mandato, após a governadora Raquel Lyra (PSDB) renunciar em 31 de março de 2022 para disputar o governo estadual, o atual prefeito parece tentar manter a tradição de sucesso dos seus antecessores, mas sabe que precisará do apoio político da governadora para garantir sua reeleição.

Raquel é a maior eleitora da cidade e seu apoio deve ser decisivo para a vitória de Rodrigo nas próximas eleições. Apesar de não falarem sobre o assunto, em favor do atual prefeito, pesa o fato de ser filiado ao partido da própria governadora, o PSDB, e muito dificilmente a sigla não iria dar legenda para um prefeito em exercício tentar a reeleição ou tão pouco Raquel iria escolher um candidato de outro partido para apoiar.

No entanto, apesar do cenário político ser favorável para Rodrigo Pinheiro em Caruaru, existem outros candidatos de olho na sua cadeira. O ex-prefeito Zé Queiroz (PDT), que deixou a cidade com alta taxa de aprovação, anunciou sua intenção de concorrer novamente ao cargo. O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) também parece não esconder o seu desejo de entrar na disputa.

Além desses nomes, o ex-deputado Delegado Lessa (PP) e o ex-prefeito Tony Gel (PSB) devem movimentar seu grupo político para as próximas eleições. A nomeação do empresário Tonynho Rodrigues (MDB), filho de Tony Gel, para uma diretoria na Empetur coloca o ex-prefeito na base aliada do governo para 2024. Há rumores nos bastidores que Tonynho possa ser o nome indicado do MDB para vice-prefeito na chapa de Rodrigo Pinheiro. Com o apoio do grupo do ex-prefeito Tony Gel e da governadora Raquel Lyra, a chapa pode inviabilizar e enfraquecer uma possível candidatura de Zé Queiroz.

Em resumo, a política é sempre movimentada e cheia de reviravoltas, mas uma coisa é certa, apesar de gozar de uma boa avaliação, o prefeito Rodrigo Pinheiro precisará garantir o apoio da governador para se reeleger.

BASE DO GOVERNO — A governadora está formando aos poucos sua base de partidos aliados e já conta com o apoio irrestrito do PP, que possui a segunda maior bancada da Alepe e agora deve contar também com o MDB.

DE OLHO EM OLINDA — Nos últimos dias, ganhou força a tese de que a ex-deputada Marília Arraes (SD), estaria sendo incentivada a disputar a prefeitura de Olinda em 2024.

PASSANDO BASTÃO — Em Pernambuco, o partido Avante que era presidido pelo deputado federal Waldemar de Oliveira, passa a ser comandado pelo seu irmão, Sebastião Oliveira.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade