Coluna FocoPolítico desta terça-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve desembarcar em Pernambuco no próximo dia 22 de março para anunciar o novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem como objetivo apoiar a agricultura familiar e combater a fome no país.
A escolha do Recife para o anúncio oficial é vista como um gesto “simbólico” após o PT integrar ao governo municipal na gestão do atual prefeito João Campos (PSB) e só tende a fortalecer a aliança entre PT e PSB. A expectativa é que Lula reúna a classe política na capital pernambucana para anunciar o novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ao lado do prefeito do Recife, João Campos e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).
A iniciativa do governo federal consiste na compra de alimentos produzidos por agricultores familiares e sua posterior distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa tem um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar, na geração de renda no campo e na promoção da segurança alimentar.
Com a ampliação e o fortalecimento do programa, deverão ser destinados cerca de cerca de R$ 500 milhões para o PAA em todo o território nacional. A iniciativa também pode ajudar a fomentar a economia local, já que incentiva a produção e comercialização de alimentos pelos agricultores familiares.
ARTICULAÇÃO — Todo esse movimento e a aproximação com o governo federal parece ser fruto de uma articulação nacional do prefeito João Campos (PSB), que deve ir para a reeleição com apoio dos petistas.
SEM ESPAÇO NA ALEPE — Apesar de possuir a maior bancada na Assembleia Legislativa, o PSB encontra dificuldades para emplacar nomes na presidência das comissões e pode acabar sem protagonismo na casa.
APENAS CONVERSA — Encontro entre João Campos e Fernando Bezerra Coelho parece não avançar para uma formalização de futura aliança e deve ficar apenas na conversa.