Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
A expectativa para a visita do presidente Lula (PT), que desembarca em Pernambuco nesta quarta-feira (22) e deve reunir políticos e adversários locais na mesma mesa. É a primeira visita do presidente ao estado desde que assumiu o poder executivo.
Na agenda, Lula vai relançar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas antes, foi convidado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para um almoço no Palácio Campo das Princesas. O presidente deve chegar a sede do governo estadual acompanhado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), do senador Humberto Costa (PT) e os demais parlamentares que integram a comitiva presidencial.
Durante o encontro, Lula e Raquel devem homologar o acordo para a gestão compartilhada de Fernando de Noronha, e encerrar de uma vez por todas à discussão sobre a gestão do arquipélago. A governadora Raquel Lyra vem se mostrando uma verdadeira republicana, e apesar de não ter declarado voto ao líder petista nas eleições de 2022, vem a cada dia se aproximando e construindo uma relação com o presidente e seus auxiliares.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), parece ser o anfitrião da visita de Lula ao Recife e escolheu o recém reformado Geraldão para ser o palco onde o presidente irá anunciar o novo PAA. O aceno ao líder socialista é visto como o pontapé inicial da aliança entre o PT e PSB que deve ter o atual prefeito como candidato à reeleição na capital. Apesar de se tratar de uma visita institucional, o aceno e a escolha do Recife para os anúncios não deixam dúvidas de que o presidente Lula será o maior eleitor de João Campos em 2024.
APROXIMAÇÃO — Chamou atenção a aproximação entre o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) e o ex-deputado Wolney Queiroz (PDT), que integra ao ministério da Previdência Social no governo Lula. Uma possível aliança deve repercutir nas eleições do próximo ano em Caruaru.
ESQUECIDA — Apesar de todo movimento entre aliados para a visita de Lula ao estado, a ex-deputada Marília Arraes parece ter saído de cena e sequer tem seu nome lembrado pela comitiva. Entre as lideranças do PT, o rancor com a ex-petista parece falar mais alto.
JOIA PRECIOSA — Michelle Bolsonaro tomou posse como presidente do PL Mulher durante cerimônia partidária em Brasília. O evento foi visto como “lançamento” da ex-primeira-dama ao cenário político. Em discurso, Michelle Bolsonaro chamou pastora de “joia preciosa”.
DE OLHO — O primeiro-secretário e deputado estadual Gustavo Gouveia parece está de olho na prefeitura de Carpina e pode disputar as eleições do próximo ano. Com projeto de ampliar os espaços da família Gouveia na Mata Sul, Gustavo deve ser o candidato natural do grupo.
MUDANÇA — Falando na família Gouveia, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia anunciou sua filiação ao Podemos, partido presidido pelo ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.