O desafio da presidente da Amupe na coordenação da delegação de prefeitos em Brasília

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

Com o início da “XXIV Marcha dos Prefeitos”, que acontece na capital federal entre os dias 27 a 30 de março, os representantes de municípios de todo o país estarão reunidos para discutir os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras, todos em busca de soluções para os problemas locais. A recém empossada presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), passará pelo seu primeiro teste de fogo coordenando a delegação de gestores pernambucanos.

Em jogo, a articulação política da presidente da Amupe junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir que os ministros e auxiliares do governo recebam os prefeitos, deputados e vereadores do estado que chegam a Brasília para dialogar e discutir soluções para problemas enfrentados na região. Márcia precisará atender as expectativas dos gestores municipais e a relação junto ao governo federal será essencial para o êxito.

O evento deve servir para destravar pautas individuais e coletivas de interesse dos municípios, como é o caso do aumento dos recursos destinados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), da reforma tributária e a ampliação do acesso aos serviços de saúde e educação.

Se passar pelo desafio de garantir uma voz ativa aos gestores municipais presentes na Marcha dos Prefeitos, a presidente da Amupe, Márcia Conrado, deve voltar a Pernambuco com um protagonismo ainda maior no estado.

SUSPENSAS — As sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Pernambuco foram canceladas durante a semana devido à XXIV Marcha a Brasília. Vários deputados estaduais acompanharão os prefeitos e vereadores em diversas agendas na capital federal.

RECADO — O ex-deputado Erick Lessa (PP) recebeu uma mensagem clara do Palácio através de uma portaria assinada pela secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, que o designou para a oficina da Polícia Civil. Adversário de Raquel Lyra nas campanhas de 2016 e 2020 em Caruaru, agora parece enfrentar as consequências.

TARIFA SOCIAL — O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) propôs um projeto de lei que visa estabelecer uma tarifa social de água em Pernambuco. A ideia é que as pessoas inscritas no (CadÚnico) paguem uma conta de água mais barata, semelhante ao modelo já existente na tarifa de energia elétrica.

ASSUNTO RESOLVIDO — A decisão parece ter sido tomada, e o ex-governador Paulo Câmara está a um passo de ser nomeado pelo presidente Lula (PT) para assumir a presidência do Banco do Nordeste (BNB).

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade