Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
Sem entendimento entre os correligionários, mais uma eleição interna do União Brasil vai parar na justiça e o pleito que elegeu Marcos Amaral para a presidência da legenda em Pernambuco acabou sendo anulada.
O deputado federal Mendonça Filho decidiu enfrentar o grupo do também deputado federal e presidente nacional, Luciano Bivar, e mesmo com o apoio do clã dos Coelhos, acabou amargando uma derrota acachapante de 59 a 19 votos para o candidato de Bivar.
Mendoncinha perdeu nos votos para Amaral, mas ganhou na justiça, que acatou o pedido do deputado e anulou a eleição por não reconhecer a legitimidade de alguns diretórios municipais. Com o partido completamente rachado, a tensão nos bastidores deverá se manter até uma decisão definitiva. Se o grupo de Luciano Bivar vencer a quebra de braço, deverá isolar completamente Mendonça Filho e Miguel Coelho na legenda e a permanência no União Brasil ficará insustentável.
No meio político, o clã dos Coelhos e Mendoncinha foram para o tudo ou nada em busca do comando da sigla no estado, e caso não obtenham êxito estariam dispostos a inviabilizar a relação. A ideia parece ser gerar motivos suficientes para uma expulsão do União Brasil, e consequentemente receber uma “Carta de Alforria” para trocar de partido sem o risco de perder o mandato.
VANTAGEM — Pesquisa mostra o prefeito João Campos (PSB) largando na frente na disputa pela Prefeitura do Recife em 2024. Em todos os cenários, João aparece com larga vantagem sobre os adversários.
BEM AVALIADA — A governadora Raquel Lyra (PSDB) despontou com 63% de aprovação no Recife e deve se consolidar como uma grande eleitora na disputa municipal de 2024.
GARANHUNS — As eleições municipais de Garanhuns deverá ser acirrada entre o prefeito Sivaldo Albino e o deputado estadual Izaías Régis. O atual prefeito parece não querer antecipar o pleito e deixar as discursões eleitorais para o próximo ano.
DEU RUIM — No mesmo dia que o prefeito de Araripina assistiu a uma operação da PF dentro da sede da prefeitura contra fraude em licitação, a notícia que o TCE julgou procedente uma denúncia contra o próprio prefeito Raimundo Pimentel e sua filha, ex-secretária municipal.
O BLEFE — Filho do ex-presidente e deputado federal, Eduardo Bolsonaro, tem dito em conversas que aparece com 20% das intenções de votos para Prefeitura de São Paulo. O problema é que ninguém viu o instituto que deu a ele essa pesquisa.