Os 100 dias do governo Raquel Lyra: mudanças, desafios e incertezas

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

Em seu primeiro mandato, a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), completa 100 dias a frente do Palácio Campo das Princesas. Apesar das ações polêmicas que marcaram o início da sua gestão e a canetada que exonerou todos os comissionados do estado, Raquel agora parece ter acertado e ostenta boa avaliação entre os pernambucanos.

Imprimindo um novo ritmo, a governadora que no primeiro momento apontava para um governo extremamente técnico, decidiu ceder e contemplar políticos e partidos com espaços no segundo escalão. O aceno a ala política proporcionou uma base aliada forte na Assembleia Legislativa, e apesar da independência da casa, a tropa de choque de deputados estaduais tem garantido ao governo uma sequência de vitórias no legislativo.

Com um jeito republicano, Raquel Lyra tem ampliado as relações com aliados e oposicionistas, mas o que realmente tem chamado atenção no meio político é a aproximação e o diálogo junto ao governo Lula. Durante a primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado de Pernambuco, a governadora fez questão de recebê-lo para um almoço no palácio.

Um fato curioso, é que ao mesmo tempo que a gestora investe na relação com governo petista, também consolidou uma aliança com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eleita com um discurso de mudança, Raquel parece não fazer distinção entre partidos de direita ou de esquerda, mas se tornou uma crítica ferrenha da gestão socialista que lhe antecedeu.

PAZ OU GUERRA — Crítica ferrenha da gestão do ex-governador, é difícil prever como ficará a relação entre o novo presidente do BNB, Paulo Câmara e a governadora Raquel Lyra.

BALANÇO — A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora, Priscila Krause, reúnem todo o secretariado nesta segunda-feira (10) para apresentar um balanço dos 100 dias de Governo.

CAPITAL DO FORRÓ — O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, realiza na próxima terça (11) o lançamento da programação oficial do São João 2023. Nesta edição, o gestor aposta no novo layout para o pátio de eventos e o Alto do Moura.

RESPEITO — A Assembleia Legislativa instala Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) outras neuroatipicidades através da proposta do deputado João de Nadegi.

ESTADO DE SAÚDE — O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto está internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília após sentir um mal-estar. Assessoria ainda não deu detalhes sobre o estado de saúde.

100 DIAS DE LULA — Os primeiros 100 dias do governo Lula ficaram marcados pelos ataques de 8 de janeiro e a pressa de retomar as políticas públicas que destacam gestões petistas diante da fraqueza da economia e de oscilações na aprovação popular.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade