Coluna FocoPolítico desta terça-feira
Depois de ser preterido pelo seu ex-partido para assumir um ministério no governo Lula, o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, surpreendeu o meio político ao anunciar sua desfiliação do PSB, pedido que foi fundamental em sua trajetória política e proporcionou uma mudança de rumo em sua carreira. A saído do vice-presidente nacional da legenda acabou gerando diversas teorias sobre o que de fato teria motivado a deixar a sigla.
Quando parecia fora do jogo político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu colocar o ex-governador na sua cota pessoal e anunciou a indicação para chefiar o Banco do Nordeste (BNB). O gesto do chefe do executivo nacional evidenciou a habilidade política e a trajetória ascendente de Câmara.
A indicação para o cargo de presidente da instituição financeira partiu diretamente de Lula, o que demonstra a confiança e prestígio do presidente no político pernambucano. A escolha de Paulo Câmara para chefiar o BNB foi vista como estratégica por Lula, uma vez que o banco desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico da região, sendo responsável por financiar projetos nas áreas de agricultura, e infraestrutura.
Apesar de ser considerado um quadro técnico, Câmara demostrou habilidade e articulação política ao dar a volta por cima e retornar as discursões políticas da região como o todo poderoso do Banco do Nordeste.
COMITIVA PRESIDENCIAL — Com embarque previsto para hoje, integram a comitiva de Lula rumo à China os deputados Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, pai e filho, ambos filiados ao PP-PE.
INVESTIMENTO — O presidente Lula e o prefeito do Recife, João Campos, assinaram a maior operação de crédito entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura do Recife. Serão investidos cerca de R$ 2 bilhões de reais na capital pernambucana.
ESTADO DE MUDANÇA — A governadora Raquel Lyra lançou uma nova marca do governo estadual. Além da mudança na identidade visual, um novo slogan com a frase: “Estado de Mudança” foi criado.
ISOLADO — O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), que parecia ser uma peça importante e de destaque na formação do novo governo Raquel Lyra acabou ficando isolado e fora da gestão tucana.
PAUTA BOMBA — Na ALEPE, os deputados estaduais parecem se articular para votar sobre a inclusão das emendas impositivas, mas podem sofrer resistência e interferência do poder executivo.
ARTICULAÇÃO — Roberta Arraes comemorou a obra de terra planagem da VPE-700, pleiteada junto ao secretário de infraestrutura, Evandro Avelar, enquanto aguarda a licitação da pavimentação que liga Araripina/PE a Salitre/CE.