Crise no União Brasil e ameaça de debandada dos deputados preocupam Luciano Bivar

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

O presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, parece ter mais um “abacaxi” para descascar após deputados ameaçarem a deixar a legenda. Depois dos imbróglios no estado de Pernambuco, os problemas pelo controle das siglas nos estados parecem que saíram do controle e causando uma verdadeira rebelião no partido. A debandada em massa partiu do grupo ligado à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que junto com pelo menos outros cinco parlamentares da bancada do Rio de Janeiro pediram para deixar a sigla na Justiça Eleitoral.

Na justiça, os parlamentares entraram com um pedido de desfiliação partidária, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o argumento de “assédio” por parte da direção nacional.

Bivar disse que ainda não recebeu nenhuma notificação judicial sobre essas saídas, apenas uma carta de insatisfação. Mas reafirmou que ninguém tem livre trânsito partidário por simples desagrado com qualquer tema. O presidente da sigla fez questão de lembrar que a indicação do ministério do Turismo é do União Brasil, dando a entender que deve pedir o espaço ao governo federal.

Parece que o presidente da sigla, Luciano Bivar não deve deixar barato e está disposto a pedir os mandatos dos parlamentares que deixarem a legenda. A novela está bem longe de terminar, e será preciso aguardar para saber o desfecho da quebra de braço com o todo poderoso do União Brasil.

CONFUSÃO — O líder da oposição, deputado Carlos Jordy, deixou a Comissão de Segurança Pública na câmara soltando palavrões contra os colegas bolsonaristas. A audiência com Dino foi encerrada antes do tempo após uma discussão generalizada.

CRISE NAS ESCOLAS — Ameaças em escolas particulares e públicas do estado preocupam autoridades e deve entrar na pauta dos parlamentares. Após episódios recentes, escolas do Recife registraram grande baixa na frequência de alunos.

SÃO JOÃO DE CARUARU — Apostando alto no sucesso do São João de Caruaru em 2023, o prefeito Rodrigo Pinheiro anunciou no dia de ontem a programação oficial. A mudança no formato do layout do pátio de eventos será uma das inovações do gestor.

RACISMO — O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), denunciou mensagens recebidas através das redes sociais com conteúdo racista e ofensas. “Já tinha sido vítima de racismo velado, mas ontem isso aconteceu de forma escancarada”.

QUADRO TÉCNICO — O espaço era aguardado pela ala política, mas a governadora Raquel Lyra optou por quadro técnico na presidência do Grande Recife Consórcio. Quem assume é Matheus Freitas, com experiência na área de mobilidade e trânsito.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade