Fernando Dueire permanece no senado pelos próximos quatro meses

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

Com a renovação por mais 120 dias da licença médica do senador Jarbas Vasconcelos (MDB), o senador em exercício Fernando Dueire deverá completar nove meses exercendo o mandato na câmara alta. Esse parece ser o limite de tempo da licença médica permitido pelo regimento, e caso seja necessário uma nova prorrogação, o senador Jarbas precisará passar por uma avaliação de uma junta médica do senado.

A verdade é que desde que assumiu o mandato, Dueire acabou mostrando bastante desenvoltura e habilidade no senado federal, e vem sendo elogiado pelos seus pares e pelo próprio senador Jarbas Vasconcelos. Em pouco tempo, tem se destacado como um grande interlocutor político no congresso nacional, inclusive sendo o relator na Comissão de Assuntos Econômicos que garantiu a liberação do crédito de R$ 2 bilhões para à prefeitura do Recife junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A articulação de Dueire ao lado do prefeito João Campos (PSB) foi fundamental para a aprovação no plenário da casa alta.

Apesar do grande desafio e da responsabilidade que é substituir um político com a bagagem que possui o senador Jarbas Vasconcelos, Dueire vem demonstrando que os anos de aprendizados nos bastidores foram essenciais para torná-lo preparado para o cargo, e deverá intensificar ainda mais sua atuação no senado pelos próximos quatro meses, afim de deixar sua própria marca.

PRESTÍGIO — A governadora Raquel Lyra (PSDB) prestigiou a solenidade em comemoração aos 80 anos do Senai Pernambuco realizada na sede da Fiepe.

PISO SALARIAL — O congresso aprovou a abertura de crédito de R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. O texto foi encaminhado para sanção do presidente Lula (PT).

CPI DO MST — A oposição na Câmara já trabalha para se fortalecer na composição da CPI do MST diante do cenário em que aliados do governo Lula se esforçam para controlar a CPMI dos atos golpistas.

DEFESA — Em depoimento, o ex-presidente Jair Bolsonaro diz à Polícia Federal que postou vídeo com ataques a sistema eleitoral ‘sem querer’ e sob efeito de morfina.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade