Coluna FocoPolítico desta terça-feira
A antecipação da aposentadoria da conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, anunciada nesta última segunda-feira (15) deve elevar os ânimos na casa e acelerar o processo para a escolha do substituto pela Assembleia Legislativa.
Pelo menos quatro nomes se mantém firmes na disputa pela vaga de Teresa Duere no TCE, entre eles os deputados Rodrigo Novaes (PSB), Kaio Maniçoba (PP), Joaquim Lira (PV) e Débora Almeida (PSDB). Nos corredores da ALEPE, as apostas estão voltadas para um embate pesado entre Novaes e Maniçoba, que parecem contabilizar a maior quantidade de votos entre os pares, mas em uma eleição com a votação fechada, tudo pode mudar de uma hora para outra.
O socialista, Rodrigo Novaes deve contar com uma forte articulação do prefeito do Recife, João Campos (PSB) de quem é aliado, e do ex-governador e atual presidente do BNB, Paulo Câmara, de quem foi secretário de Turismo durante a sua gestão. Apesar de se declarar aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB), o sentimento no palácio é que uma possível vitória de Novaes, que possui o DNA do PSB seria uma verdadeira derrota para o governo.
Do outro lado, o deputado Kaio Maniçoba tem conquistado apoios importantes e conta com toda a bancada do PP, o que lhe proporciona uma largada com 8 votos da legenda. Cada vez mais próximo do governo Raquel Lyra, os deputados Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, que lideram o partido Progressistas no estado podem acabar garantindo aliados importantes dentro do palácio para emplacar à candidatura de Maniçoba para o TCE.
Apesar dos favoritismos, eleição é uma caixinha de surpresa e a qualquer momento o jogo pode mudar.
SEM INTERFERÊNCIA — Como a vaga para o TCE é da ALEPE, dificilmente a governadora Raquel Lyra deverá interferir na escolha dos deputados. O que não deve impedir aliados de se movimentarem nos bastidores com o aval do governo.
CARUARU — Com um possível desembarque do prefeito Rodrigo Pinheiro, do PSDB, e a aproximação do governo com o grupo de Tony Gel e Fernando Rodolfo, aumenta o mistério sobre quem será o candidato da governadora.
ALINHAMENTO — O presidente do PL, Anderson Ferreira, foi recebido junto com toda a bancada do partido pela governadora Raquel Lyra e mostrou alinhamento com a chefe do executivo estadual.
EM DEFESA — PGR defendeu descartar áudios e quebra de sigilo em investigação envolvendo gastos da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL) e pediu ao STF o arquivamento do caso.
DEPOIMENTO — Com o depoimento marcado para esta terça-feira (16), o que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai falar para a PF sobre seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid.