O prestígio político de Paulo Câmara no comando do Banco do Nordeste

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

O evento em homenagem ao ex-governador Paulo Câmara se tornou um marco político e reuniu integrantes de diferentes partidos em um famoso restaurante da capital pernambucana. Em uma grande demonstração de força e prestígio, o almoço, originalmente planejado para reunir empresários, acabou atraindo uma significativa parcela da alta cúpula política no estado, com a presença de senadores, deputados e prefeitos.

Durante a homenagem, aliados políticos e até mesmo opositores do ex-governador teceram elogios à sua gestão, destacando suas realizações e contribuições para o desenvolvimento de Pernambuco.

Surpreendendo os presentes, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, que é filiado ao PSDB, partido da governadora Raquel Lyra, também fez questão de enaltecer o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara. Vale ressaltar que Porto foi um opositor ferrenho durante a gestão do ex-governador, o que torna sua reaproximação com o ex-adversário um movimento estratégico, que poderá influenciar no xadrez da política em 2024 e nas eleições de 2026.

A presença da classe política ressalta a relevância de Paulo Câmara como figura de destaque em Pernambuco. O sucesso do evento é devido a habilidade e trânsito em diferentes esferas políticas do ex-presidente da Copergás, André Campos, que tomou a frente da organização. Uma coisa é certa, o prestígio de Câmara deverá abrir portas e criar oportunidades para sua atuação futura na política, seja como candidato a cargos eletivos ou como articulador de projetos relevantes para o estado.

Será preciso acompanhar os desdobramentos desse almoço e observar como as relações políticas se desenvolverão no estado.

FORÇA POLÍTICA — O deputado Eduardo da Fonte foi reconduzido à presidência estadual do PP em ato na sede do partido. Na ocasião, anunciou a filiação dos prefeitos do Cabo, Moreno e Brejo da Madre de Deus.

AUSÊNCIA — A ausência do prefeito do Recife, João Campos (PSB), no almoço em homenagem a Paulo Câmara chamou atenção do meio político. O motivo teria sido a viagem para cumprir agenda em Brasília.

DE OLHO NO RECIFE — O senador Humberto Costa, que tem se tornado o grande articular do governo Lula no estado, dá sinais que o PT poderá disputar a prefeitura do Recife em 2024. O movimento pode atrapalhar os planos do PSB.

EXAGEROU — Aliados do governo avaliam que Lula exagerou nos gestos a Nicolás Maduro. Presidente pode ter acertado ao se reaproximar da Venezuela, mas excedeu no prestígio depositado ao venezuelano.

PRESTÍGIO — O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) e o suplente Cayo Albino, fizeram questão de prestigiar o almoço em homenagem ao ex-governador e presidente do BNB, Paulo Câmara.

DISTÂNCIA — Em Brasília, uma das maiores queixas da classe política é a falta de um contato próximo com o presidente Lula. Entre as críticas, estão agendas bloqueadas no almoço e viagens sem parlamentares no avião presidencial.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade