Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
Durante a visita do presidente Lula (PT) a Pernambuco, chamou atenção o discurso da governadora Raquel Lyra, do PSDB, que fez questão de enfatizar a importância da união para conseguir enfrentar as dificuldades do estado. A gestora aproveitou para relembrar que o desenvolvimento promovido em Goiana, veio através de uma decisão política conjunta entre Lula, o então governador Eduardo Campos e o seu pai dela, João Lyra Neto, que na época exercia o papel de vice-governador.
Como uma grande republicana, a governadora mais se parece como uma aliada do que uma adversária de Lula. Desde que pisou em solo pernambucano, o presidente foi recepcionado por Raquel Lyra na base aérea e o acompanhou até as instalações da fábrica automotiva em Goiana.
O alinhamento entre os gestores parece ultrapassar a barreira institucional, e pelo discurso da governadora ela deve buscar uma parceria duradoura. Como o PT e o PSB ainda esbarram em dificuldades em consolidar a aliança, Raquel poderá não ser considerada uma adversária política nas próximas eleições.
O fato é que Raquel tem aberto diálogo com o governo federal e deve continuar trabalhando para construir pontes e manter a relação diplomática e amistosa com o chefe do executivo nacional. Além disso, a citação de Raquel Lyra sobre uma construção que envolveu na época, Lula e o seu pai, João Lyra, ressaltam o elo e a importância de decisões políticas estratégicas para o desenvolvimento regional.
Esse tipo de lembrança demonstra a força que possui o diálogo na política e a necessidade de construir alianças que possam trazer benefícios para o estado de Pernambuco. No meio político, parlamentares repercutiram o discurso da governadora que parece ter agradado uma boa parte da classe.
ALINHADOS — Nesta quarta-feira, a governadora Raquel Lyra acompanha o presidente Lula no relançamento do programa Farmácia Popular, no Recife, e na cerimônia de inauguração do campus Paulista do IFPE.
COMITIVA — O deputado federal Lula da Fonte (PP) desembarcou no Recife acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra da Saúde, Nisia Trindade e devem integrar a comitiva do presidente Lula.
PRESTÍGIO — O ex-senador Armando Monteiro Neto esteve presente na visita de Lula ao polo automotivo em Goiana. O presidente Lula quis cumprimentá-lo ao final do evento, mas Armando já tinha deixado o local.
DESTAQUE — Os prefeitos Yves Ribeiro, de Paulista e João Campos, do Recife, serão privilegiados ao recepcionarem Lula durante agenda oficial do governo federal em suas respectivas cidades.
FIM DA LINHA — A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou nesta terça-feira a decisão do TSE de cassar o mandato do deputado Deltan Dallagnol por tentativa de burlar a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2022.
INTERLOCUÇÃO — Uma ala do governo tem defendido que o próprio presidente Lula faça a interlocução com Arthur Lira em pautas de extrema relevância. Aliados petistas se posicionam contrário a estratégia.