Coluna FocoPolítico desta quinta-feira
O ex-deputado federal Danilo Cabral, que disputou o governo de Pernambuco em 2022 pelo PSB, recebeu sinal verde do presidente Lula (PT) e foi nomeado como o novo superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Nos bastidores, a nomeação foi resultado de uma articulação liderada pelo senador Humberto Costa, com total apoio da senadora Teresa Leitão, ambos do PT. O deputado federal petista, Carlos Veras, também teria entrado no circuito para reforçar a indicação de Cabral.
Em nota, o agora ‘todo poderoso’ da Sudene expressou seus agradecimentos à bancada pernambucana do PT e ao presidente Lula, destacando um afastamento em relação ao seu próprio partido, o PSB, e fortalecendo os laços com os petistas. Assim como o ex-governador Paulo Câmara, quando assumiu a presidência do Banco do Nordeste, Danilo Cabral deverá se tornar uma figura influente e requisitada por políticos de diferentes partidos em busca de parcerias na condução de projetos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.
Parece que o PSB não digeriu a indicação e resolveu tentar inverter os papéis através de uma nota do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, que contestou a declaração de Cabral e tentou assumir a paternidade pela nomeação. Nos bastidores, a posição do PSB vai de encontro ao que de fato aconteceu, e deve aumentar a tensão com o próprio PT.
Em comunicado à imprensa, Danilo Cabral não mencionou em nenhum momento a articulação do seu partido, o PSB, tampouco fez menção ao prefeito João Campos, considerado o principal líder da legenda. A verdade é que a relação parece ter azedado.
GESTO REPUBLICANO — Apesar de ter recebido vaias em alguns momentos pela militância do PSB e do PT, a governadora Raquel Lyra esteve ao lado do presidente Lula em praticamente todos os momentos.
AUSENTE — A ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade) não participou das agendas em Pernambuco ao lado de Lula. É notável a ausência e o distanciamento de Marilia, que parece ser um poço de mágoas com o petista.
INVESTIMENTOS — A governadora Raquel Lyra assinou uma operação de crédito de R$ 900 milhões para melhorias das estradas de Pernambuco com o apoio de Lula durante o relançamento do Programa Farmácia Popular.
OPOSIÇÃO — O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) criticou a visita de Lula a Pernambuco e afirmou que o presidente não disse a que veio. Bolsonarista raiz, deverá sempre se posicionar contra o petista.
EDUCAÇÃO — O ministro da Educação iniciou as tratativas para a construção de um campus do IFPE na cidade de Olinda. A prefeitura do município realizou a doação do terreno onde será construída as instalações.