Com situação insustentável, demissão da ministra Daniela Carneiro é uma questão de tempo

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

Irredutíveis, parlamentares do União Brasil fazem pressão pela saída da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e o presidente Lula (PT) sinaliza positivo para a troca do ministério, que poderá acontecer ainda nesta terça-feira. Dirigentes da sigla chegaram a ameaçar deixar a da base do governo e seguir para oposição caso o pedetista decidisse mantê-la no cargo.

Um movimento nos bastidores apontam que cerca de 50 deputados teriam assinado uma lista exigindo a saída da deputada federal do Rio de Janeiro, Daniela Carneiro, do ministério. Após toda essa pressão da legenda, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o presidente Lula solicitou a condução dos debates com o União Brasil, bem como com outros partidos interessados em realizar reformulações e considerou como natural que partidos apresentem esse tipo de demanda.

Apesar do ministro declarar que existe uma data definida para a conclusão do assunto, nos bastidores da câmara a expectativa é que a nomeação e a substituição de Daniela Carneiro deva acontecer ainda nos próximos dias. Com a situação insustentável e a primeira queda de um ministro do governo, o ato deverá ficar a cargo do presidente da República.

SUBSTITUIÇÃO — Com a saída de Daniela Carneiro, quem deve assumir a cadeira do ministério do Turismo no governo Lula é o deputado federal Celso Sabino, indicado pelo próprio partido, o União Brasil.

POSSE PRESTIGIADA — A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora, Priscila Krause, prestigiaram a cerimônia de posse dos novos conselheiros do TCE-PE, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes.

FENEARTE — Raquel Lyra concede entrevista coletiva nesta terça-feira (13), no Palácio do Campo das Princesas, sobre a Fenearte, que terá o tema “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”.

ESTADO DE GREVE — Os professores da rede estadual declararam Estado de Greve e devem pressionar a governadora Raquel Lyra. A medida não deve paralisar as aulas, mas acendem um alerta para o governo.

CULTURA — O Ministério da Cultura aprovou o plano de ação do Governo de Pernambuco relativo à Lei Paulo Gustavo e destinará R$ 100,1 milhões para a Cultura em 2023. O orçamento estadual será de R$ 215,5 milhões.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade