O cenário político e os desafios de Rodrigo Pinheiro rumo à reeleição em Caruaru

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

Apesar do favoritismo pelo simples fato de disputar a reeleição com a caneta da máquina municipal nas mãos, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), precisa acertar na conjuntura política e não deve ter vida fácil até a reeleição. Com uma oposição ‘pegando leve’ o atual gestor tem conseguido evitar uma antecipação do pleito e trabalhar para fortalecer o seu nome par 2024.

O prefeito tucano tem como seus principais adversários, o ex-prefeito José Queiroz (PDT) que deve tentar voltar ao comando da cidade no próximo ano, e o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), que já não esconde de ninguém a vontade de comandar a capital do agreste. Mas o principal adversário político do tucano Rodrigo Pinheiro é a conjuntura partidária, que decidirá se o gestor terá ou não o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) nas próximas eleições.

Se não conseguir viabilizar a sua candidatura pelo PSDB, é muito provável que Pinheiro precise disputar a reeleição no campo contrário da própria governadora, e sentirá o peso da máquina estadual moendo contra.

Raquel poderá impulsionar outra candidatura rumo ao Palácio Jaime Nejaim e mudar completamente o jogo político no município. A proximidade do grupo do ex-deputado Tony Gel, que integra o governo junto com o seu filho, Tonynho Rodrigues, é um sinal que um novo palanque poderá ser montado. Sem diálogo, o grupo do ex-deputado Wolney Queiroz e do ex-prefeito José Queiroz, que comando o PDT no estado devem caminhar em sentidos opostos, o que deve contribuir para forçar um segundo turno.

A deputada estadual Rosa Amorim (PT), tem sido lembrada para o pleito, mas ainda faz movimentos tímidos visando a disputa, e poderá não viabilizar o projeto em Caruaru.

EM CARUARU — Em acensão, o vereador de Caruaru, Anderson Correia (PP), deverá ter uma participação importante nas eleições do próximo ano e será responsável pela condução do partido Progressistas no município.

PETROLINA — A governadora Raquel Lyra (PSDB) deve prestigiar o São João de Petrolina ao lado do prefeito Simão Durando. A expectativa é que a gestora visite os principais polos de festa do município.

EDUCAÇÃO — A discussão sobre o piso dos professores tem se extendido e pode ter um novo capítulo em Pernambuco. O Governo escalou secretários para a tratar diretamente com SINTEPE e buscar um acordo.

INEGOCIÁVEL — O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, que Ministério da Saúde não será negociado como cota de nenhum partido e que as indicações para a pasta serão técnicas.

FORA DO PAÍS — Após cassação, o ex-deputado Deltan Dallagnol deixou o país e embarcou para Chicago, nos Estados Unidos. O motivo seria uma palestra no evento cristão da Acton University.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade