Cristiano Zanin, de ex-advogado de Lula ao mais novo ministro do STF

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

O advogado Cristiano Zanin foi aprovado pelo Senado para ocupar a vaga deixada pelo ministro aposentado Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). Com uma carreira destacada na advocacia, Zanin recebeu os cumprimentos da presidente do STF, Rosa Weber, e de outros cinco magistrados da Corte. A votação no plenário do Senado registrou 58 votos favoráveis e 18 contrários, representando a terceira maior adesão na Casa a ministros do STF. Apesar das felicitações, a indicação de Zanin protagonizou debates sobre a independência do STF, com o ex-juiz Sergio Moro votando contra e destacando o risco de proximidade com o presidente da República.

Cristiano Zanin, conhecido por sua atuação na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos da Operação Lava Jato, agora terá a responsabilidade de herdar mais de 500 processos na corte. Dentre os casos, está uma ação proposta pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) contra a Lei das Estatais. A posse de Zanin está prevista para o mês de agosto, após a nomeação ser publicada no Diário Oficial da União.

A escolha de Cristiano Zanin para o STF amplia a representatividade de ministros indicados pelo PT, que agora totaliza sete membros na Corte, contra quatro escolhidos por outros presidentes. Essa indicação gera expectativas em relação à atuação do novo ministro e ao equilíbrio de forças no STF.

A indicação e aprovação de Cristiano Zanin para o cargo de ministro do STF levantam questões sobre a independência do tribunal. Enquanto apoiadores enaltecem suas qualidades profissionais e seu potencial para fortalecer a democracia constitucional, críticos destacam o risco de possíveis influências externas em suas decisões. O futuro desempenho de Zanin no STF e sua capacidade de tomar decisões imparciais serão observados de perto pela sociedade.

DECISÃO — Nesta quinta-feira (22), o TSE inicia o julgamento que vai decidir o futuro político de Jair Bolsonaro (PL) e pode torná-lo inelegível. O resultado final só deverá sair no dia 29, quando ocorrerá a última sessão.

MUDANÇAS — O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), realizou mudanças no secretariado municipal e empossou dois novos secretários; Silvino Duarte (Articulação Política), e Matheus Martins (Turismo).

PAPEL DE LÍDER — Em resposta a oposição, o requerimento do líder do Governo, o deputado Izaías Regis (PSDB), foi aprovado na ALEPE. O projeto do executivo sobre o piso salarial dos professores segue para o plenário da casa.

ROTA DA FOLIA — Ao lado do secretário de Turismo, Daniel Coelho, governadora Raquel Lyra decidiu colocar o pé na estrada e visitou as principais cidades com polos de festa durante o período de São João.

IPOJUCA — Setor do Turismo protesta contra gestão da prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PTB). O movimento “Turismo Legal” conta com Bugueiros, barraqueiros e ambulantes, que cobram melhorias, fiscalização nas praias.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade