A polêmica sobre o verdadeiro papel da ‘Lei da Ficha Limpa’ na luta contra a corrupção

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

A Lei da Ficha Limpa virou tema de discussão após a declaração de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um passado próximo, o inelegível era Lula, que reverteu a decisão e foi eleito Presidente da República.

Agora, com Bolsonaro na linha de fogo do TSE, os questionamentos é se a lei realmente cumpre o papel que a população espera, ou se o Brasil vai tornar todos os seus ex-presidentes inelegíveis. Apesar de ser um instrumento jurídico com boas intenções, a Lei da Ficha Limpa tem interferido diretamente nas escolhas democráticas e daqueles que serão os próximos candidatos.

Após 13 anos em vigência, a lei causa polêmica e coleciona diferentes opniões sobre a sua eficácia contra a corrupção, mas a pergunta é: ela realmente diminuiu a corrupção no país? Infelizmente, a resposta certamente é não.

A questão não é Bolsonaro ou perseguição, pois isso também aconteceu com o líder petista. Até hoje existem questionamentos sobre a decisão que impediu o voto em Lula em 2018 realmente melhorou a política nacional, ou acabou piorando.

Agora, Jair Bolsonaro enfrenta um julgamento que provavelmente o tornará inelegível, não por corrupção, mas por suposto uso indevido das instituições democráticas contra a própria democracia. A partir dessa decisão, a política nacional se tornará mais limpa e democrática? Ou criaremos um novo mártir? A resposta só o tempo dirá.

APROVADO — A ALEPE aprovou o aumento de 14,95% no salário-base dos professores da rede estadual com o voto da maioria dos deputados. A proposta do Governo recebeu 30 votos favoráveis dos 49 deputados.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO — O prefeito Paulo Roberto se destaca como favorito para as eleições do próximo ano em Vitória de Santo Antão. Pesquisa aponta aprovação de 79,7% e dificulta possíveis projetos da oposição.

EDUCAÇÃO — A governadora Raquel Lyra anunciou a nomeação de 184 professores para preencher vagas na Universidade de Pernambuco (UPE) e reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a Educação.

EM PAUTA — O presidente municipal do PSB em Caruaru, Marcelo Gomes, se reuniu com o presidente estadual, Sileno Guedes, e a ex-deputada Laura Gomes para discutir aliança com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).

SENADO FEDERAL — Provável relator da reforma tributária, Davi Alcolumbre cresce na bolsa de apostas em Brasília e senador deve tentar a sucessão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em 2025.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade