Coluna FocoPolítico desta quinta-feira
A saída de Daniela do Ministério do Turismo, deve ocorrer até sexta-feira (7), e o deputado federal Celso Sabino é o nome mais cotado para assumir a pasta. O governo aguarda o retorno do senador Davi Alcolumbre, uma das lideranças do União Brasil e avalista da indicação de Sabino.
A expectativa é que o presidente Lula tenha uma reunião final com todos os envolvidos na negociação. Daniela Carneiro, também conhecida como Daniela do Waguinho, assumiu o cargo no início do terceiro mandato do presidente Lula, como forma de agradecimento pelo engajamento dela e de seu marido, Waguinho, atual prefeito de Belford Roxo (RJ), do partido Republicanos.
A nomeação de Daniela também visava garantir o apoio do União Brasil, que possui a terceira maior bancada na Câmara dos Deputados, no entanto, Waguinho deixou o União Brasil em abril, e Daniela deve seguir o mesmo caminho.
Para compensar o aliado político, o governo sinalizou que irá investir na construção de um Instituto Federal e de um hospital especializado no tratamento de câncer em Belford Roxo. Interlocutores de Lula no Palácio do Planalto argumentam que tanto a escola quanto o hospital são projetos antigos da cidade, e essa iniciativa visa fortalecer os laços com Waguinho e conquistar o apoio político da região.
FENEARTE — Raquel Lyra participou da abertura da Fenearte, que esse ano conta com o tema “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”. Investimento de R$ 8 milhões e expectativa de R$ 40 milhões em 12 dias.
GREVE DOS PROFESSORES — Professores da rede estadual decretam greve em protesto contra Piso e apesar de ter sido pega de surpresa com a decisão, Raquel Lyra deverá avançar sobre as negociações com a categoria.
SINAL DE ALERTA — Apesar do prefeito Rodrigo Pinheiro ter anunciado um balanço positivo do São João de Caruaru, oposição aponta que prefeitura pode ter comprometido recursos importantes para garantir a realização da festa.
DE OLHO EM 2026 — Depois que o TSE tornou Bolsonaro inelegível, Michelle foi às redes sociais e disparou: “estou às suas ordens, meu capitão”, o que aumentou as especulações sobre uma possível candidatura presidencial pelo PL.
ENCONTRO — Em reunião que não constou na agenda oficial, Lula se encontrou com filhas de Silvio Santos, uma delas mulher de ex-ministro de Bolsonaro. O presidente também conversou por telefone com Silvio Santos.