Coluna FocoPolítico desta sexta-feira
Para viabilizar uma candidatura à prefeitura do Recife em 2024, integrantes da federação PSOL e REDE devem protagonizar uma disputa interna entre seus correligionários. De um lado, o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) busca viabilizar seu nome como candidato a prefeito, enquanto a deputada estadual Dani Portela e o vereador Ivan Moraes, ambos do PSOL, também sonham em disputar o comando do executivo municipal.
O desafio de chegarem a um acordo conjunto parece cada vez mais improvável, apontando para um provável bate-chapa até as eleições do próximo ano. A possibilidade de união entre Dani e Ivan, do PSOL, pode surgir como estratégia para garantir que a cabeça da chapa seja um integrante do próprio partido.
Apesar de estarem na mesma federação, é evidente a divergência entre os parlamentares, especialmente pela liderança da deputada Dani Portela na oposição ao governo de Raquel Lyra na ALEPE, enquanto Túlio Gadelha é aliado de primeira hora da governadora.
O único ponto em comum entre os três aspirantes parece ser a vontade de enfrentar o atual prefeito do Recife nas eleições do próximo ano, o que pode tornar o cenário ainda mais complexo e um possível embate entre eles deve ser inevitável. A disputa interna ainda promete movimentar os bastidores da política em torno das eleições no Recife.
AGENDA OFICIAL — Nesta sexta-feira (4), a governadora Raquel Lyra (PSDB) assina o acordo Interfederativo junto com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a partir das 09h.
DE VOLTA — O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) reassumiu a presidência da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) após ter se licenciado em fevereiro deste ano.
CONTRA — A deputada federal Clarissa Tércio (PP) apresenta projeto para barrar retomada da educação sexual nas escolas. A deputada cobrou a valorização dos professores, mas se posiciona contra a volta do ensino sexual.
INDEPENDENTE — O deputado estadual Lula Cabral afirmou não ter discutido a possibilidade do seu partido, o Solidariedade, compor a base do Governo Raquel Lyra e diz que continuará independente na ALEPE.
CRÍTICAS — Advogada de Bolsonaro, Karina Kufa, se torna alvo de críticas após confirmar presença na posse de Zanin: ‘Não me importo com opinião de invejoso’, afirmando não militar contra o Judiciário.