Coluna FocoPolítico desta sexta-feira
O prefeito Sivaldo Albino (PSB), parece decidido a realizar o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) em 2024, mesmo a contragosto do governo estadual. Após a polêmica envolvendo o município e o governo, o gestor afirmou que a partir do próximo ano, o evento será realizado pela gestão municipal e não mais pela Fundarpe.
O problema é que o Governo Raquel Lyra não parece disposto a abrir mão da realização do evento e pode travar uma verdadeira batalha com a prefeitura. A única coisa que eles não divergem é na data do evento, onde ambos anunciaram que será realizado entre os dias 11 a 28 de Julho.
O prefeito comunicou que irá buscar recursos junto ao Governo Federal, e que gostaria de ter o governo de Pernambuco como parceiro, mas não abre mão que a realização seja da gestão municipal.
Na última quinta-feira (10), Sivaldo Albino se antecipou e anunciou alguns artistas que irão compor a grade de programação do FIG 2024, entre eles estão: José Augusto, Pitty, Jota Quest, Teto, Hungria, Anavitória, Ana Carolina e Biquíni Cavadão. O anúncio acabou pegando muita gente de surpresa, e pelo andar da carruagem esse imbróglio entre prefeitura e governo estadual está longe de chegar ao fim.
Para renovar o mandato por mais quatro anos, o prefeito Sivaldo Albino sabe que precisa ajustar os ponteiros da máquina municipal até as eleições do próximo ano, enquanto a governadora Raquel Lyra deve apoiar uma possível candidatura do deputado estadual Izaías Regis, do PSDB. Em lados opostos e visando as eleições do próximo ano, dificilmente o prefeito e a governadora devem chegar a um ponto de convergência.
DESCOMPLICA PE — Governadora Raquel Lyra anuncia redução da alíquota do IPVA para 2,4% e aposta na proposta do Descomplica PE para tornar o IPVA de Pernambuco o mais barato do Nordeste.
AGENDA NO RIO — Nesta sexta-feira (11), Raquel Lyra participa do lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a partir das 10h no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
PERNAMBUCO — O senador Humberto Costa comemorou o fato de obras estruturantes para Pernambuco terem posição de destaque no novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), que será lançado pelo governo Lula.
CLIMÃO — Em evento ao lado de Cláudio Castro no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) parece ter direcionado um ‘sermão’ ao governador, ao afirmar que a polícia não pode atirar em crianças e pobres.
INCOMODADO — O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estaria bastante incomodado com a decisão do Republicanos de integrar ao governo Lula. O PL estaria de olho em uma possível saída de Tarcísio.