Com Silvio Costa Filho no ministério do Portos e Aeroportos, Republicanos integrar ao governo Lula

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

Após um longo período de espera, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) finalmente parece ter seu espaço definido no governo federal. O presidente Lula (PT) teria comunicado aos seus auxiliares que Costa Filho assumirá o Ministério dos Portos e Aeroportos, sucedendo o socialista Márcio França (PSB). Além do ministério, o Republicanos também deve indicar um nome para a presidência da Funasa.

A escolha de Lula em substituir França para abrir caminho ao Republicanos não agradou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que lutava pela permanência do atual ministro socialista. Por conta da indicação, o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, também estaria recebendo pressões da ala Bolsonarista, liderada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Apesar das tensões, a decisão já está tomada e o anúncio deve acontecer ainda nesta sexta (17). Silvio Costa Filho vai se juntar à lista de ministros pernambucanos no governo Lula.

A mini-reforma ministerial também favorecerá o partido Progressistas, que ganhará espaço considerável no governo do presidente Lula com o deputado André Fufuca (PP) à frente do Ministério do Desenvolvimento Social, substituindo Wellington Dias (PT), que deve retornar ao Senado. Além de integrar ao primeiro escalão, o PP também assumirá o controle da Caixa Econômica Federal, onde tudo indica que será de porteira fechada, com a indicação de todos os cargos.

DANÇA DAS CADEIRAS — Para não ficar sem espaço no governo, o ministro Márcio França pode assumir a pasta de Ciência e Tecnologia no lugar de Luciana Santos, que poderá substituir Cida Gonçalves no Ministério das Mulheres.

PULOU FORA — Cacau de Paula entrega o cargo e deixa o comando da Secretaria de Turismo do Recife. O PSD, que é presidido no estado pelo seu pai, o ministro André de Paula, deve passar a integrar o governo Raquel Lyra.

SINAL DE ALERTA — Depois de perder o apoio do PSD para a governadora Raquel Lyra (PSDB), o prefeito João Campos (PSB), corre o risco de ter o MDB e o União Brasil fora da Frente Popular do Recife em 2024.

RECIFENSE — Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), o renomado profissional do voleibol brasileiro Paulo Coco, recebeu o Título de Cidadão do Recife em cerimônia na Casa de José Mariano.

INTERIORIZAÇÃO — Em Brasília, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) recebeu a Irmã Fátima, diretora do HMSM em Araripina ao lado de Roberta Arraes para discutir o Hospital do Câncer do sertão de Pernambuco.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade