Alianças e articulações políticas marcam a nova fase do governo Raquel Lyra

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

Neste segundo semestre, a governadora de Pernambuco tem se destacado pela assertividade na condução política do estado. Após um período inicial de críticas e adaptações, a gestora começou a ditar o seu próprio ritmo e tem dedicado bastante tempo ao diálogo com prefeitos, deputados e lideranças políticas.

Uma mudança visível na relação com a Assembleia Legislativa e os deputados estaduais, que agora parecem fluir sem barreiras, impulsionando as pautas de interesse do governo. Na recente reunião com a bancada federal de Pernambuco, os deputados saíram otimistas, projetando um horizonte promissor para o governo.

Apesar da declaração de oposição por parte do PT, a governadora Raquel Lyra (PSDB) agiu rapidamente para minimizar os possíveis desgastes na relação com o presidente Lula (PT). Com cada vez mais aliados em comum, uma possível oposição parece ter dificuldades para se concretizar e pode nem sair do papel.

Com habilidade, Raquel conseguiu manter um diálogo republicano com os senadores petistas Humberto Costa e Teresa Leitão, principais lideranças do PT no estado. A percepção geral é que, ao se posicionar como oposição, essas lideranças acabam se aproximando mais do que se afastando da governadora, criando um efeito reverso.

Com isso, o segundo semestre se apresenta como uma fase de consolidação política para o governo Raquel Lyra, que busca construir uma frente ampla de partidos e aliados mesmo em meio a cenários desafiadores.

EM PAUTA — Apesar da boa relação com a ALEPE, o envio do projeto ‘Descomplica PE’, que prevê um pacote de ajuste fiscal deve agitar parlamentares, que terão um prazo curto para discussão e apresentação de emendas.

NO RADAR — O Avante parece entrar no radar da governadora Raquel Lyra e pode ser mais um partido a integrar a base do governo. Em Pernambuco, o partido é presidido pelos irmãos Sebastião e Waldemar Oliveira.

RECONHECIMENTO — O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), é o primeiro pernambucano a receber a Medalha Amigo da Primeira Infância pelas ações direcionadas ao desenvolvimento infantil.

GARANHUNS — A pesquisa Simplex apontou o prefeito Sivaldo Albino (PSB) liderando as intenções de votos para as eleições de 2024, enquanto o CLP avaliou Garanhuns na 8ª posição do ranking entre municípios do Nordeste.

DISPUTA ANTECIPADA — A sucessão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já provoca movimentações nos partidos que integram sua base e gera disputa entre PSD e MDB. O mandato de Pacheco vai até 2025.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade