Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
A decisão de Jarbas Vasconcelos de se aposentar da vida parlamentar abriu as portas para o primeiro suplente, o senador Fernando Dueire (MDB) começar a escrever a sua própria história, já que agora terá a oportunidade de exercer o mandato no senado federal até 2026.
Poucas pessoas tiveram tal oportunidade, e Dueire pode aproveitar o momento para se consolidar como uma importante liderança, não só no congresso, mas principalmente no estado. Será preciso tomar as rédeas do MDB em Pernambuco e construir pontes com os novos quadros, juntamente com a deputada federal Iza Arruda e o deputado estadual Jarbas Filho.
Com pouca viabilidade, o MDB cogita uma possível candidatura própria no Recife e pode começar a se afastar do PSB e do prefeito João Campos para buscar um maior protagonismo em 2024.
É inevitável deixar de afirmar que Fernando Dueire é o maior vitorioso com a aposentadoria do agora ex-senador, Jarbas Vasconcelos. Sem ter disputado a eleição diretamente, terá uma cadeira na câmara alta pelos próximos dois anos, e com a caneta nas mãos e um mandato para chamar de seu, Dueire têm a chance de escrever um novo capítulo na política e no MDB, criando sua própria marca.
RECONHECIMENTO — Além da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora, Priscila Krause, grande parte da classe política fez questão de ressaltar a vida pública de Jarbas Vasconcelos em Pernambuco.
DEMISSÃO — As manifestações de atletas em favor da ministra do Esporte, Ana Moser, não foram suficientes para o presidente mantê-la a frente da pasta. Durante conversa no planalto, Lula teria comunicado a sua saída.
RITMO ACELERADO — Tem chamado atenção a intensidade de entregas que a governadora Raquel Lyra tem realizado nos últimos dias. O governo parece ter entrado em uma nova fase e começa apresentar resultados.
ISOLADO — O Solidariedade parece tentar a todo custo viabilizar a candidatura de Armandinho a prefeito de Caruaru, mas corre o risco de ficar isolado do bloco de oposição ao atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).
APROVADO — A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) conseguiu ser aprovada na Alepe com 37 votos favoráveis. O texto inclui as emendas Pix, que deverá permitir que municípios recebam recursos direto da união.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.