Com mandato de senador, Fernando Dueire tem a chance de criar a sua própria marca

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

A decisão de Jarbas Vasconcelos de se aposentar da vida parlamentar abriu as portas para o primeiro suplente, o senador Fernando Dueire (MDB) começar a escrever a sua própria história, já que agora terá a oportunidade de exercer o mandato no senado federal até 2026.

Poucas pessoas tiveram tal oportunidade, e Dueire pode aproveitar o momento para se consolidar como uma importante liderança, não só no congresso, mas principalmente no estado. Será preciso tomar as rédeas do MDB em Pernambuco e construir pontes com os novos quadros, juntamente com a deputada federal Iza Arruda e o deputado estadual Jarbas Filho.

Com pouca viabilidade, o MDB cogita uma possível candidatura própria no Recife e pode começar a se afastar do PSB e do prefeito João Campos para buscar um maior protagonismo em 2024.

É inevitável deixar de afirmar que Fernando Dueire é o maior vitorioso com a aposentadoria do agora ex-senador, Jarbas Vasconcelos. Sem ter disputado a eleição diretamente, terá uma cadeira na câmara alta pelos próximos dois anos, e com a caneta nas mãos e um mandato para chamar de seu, Dueire têm a chance de escrever um novo capítulo na política e no MDB, criando sua própria marca.

RECONHECIMENTO — Além da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora, Priscila Krause, grande parte da classe política fez questão de ressaltar a vida pública de Jarbas Vasconcelos em Pernambuco.

DEMISSÃO — As manifestações de atletas em favor da ministra do Esporte, Ana Moser, não foram suficientes para o presidente mantê-la a frente da pasta. Durante conversa no planalto, Lula teria comunicado a sua saída.

RITMO ACELERADO — Tem chamado atenção a intensidade de entregas que a governadora Raquel Lyra tem realizado nos últimos dias. O governo parece ter entrado em uma nova fase e começa apresentar resultados.

ISOLADO — O Solidariedade parece tentar a todo custo viabilizar a candidatura de Armandinho a prefeito de Caruaru, mas corre o risco de ficar isolado do bloco de oposição ao atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).

APROVADO — A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) conseguiu ser aprovada na Alepe com 37 votos favoráveis. O texto inclui as emendas Pix, que deverá permitir que municípios recebam recursos direto da união.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade