MDB e União Brasil podem deixar gestão municipal e embarcar de vez no Governo Raquel Lyra

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

Um movimento estratégico no xadrez da política está em curso e pode redesenhar as alianças partidárias no estado. Enquanto o grupo do ex-senador Fernando Bezerra Coelho está prestes a embarcar no projeto do PSB e ocupar as fileiras da oposição ao governo Raquel Lyra, as últimas movimentações indicam que o MDB e o União Brasil podem fazer o caminho inverso e já estariam considerando desembarcar da gestão socialista para integrar de vez a base de apoio ao governo estadual.

O todo poderoso do União Brasil, o deputado Luciano Bivar, tem expressado um descontentamento em relação ao espaço concedido pelo prefeito João Campos (PSB) ao grupo dos ‘Coelho’, com quem já não se entende dentro da própria legenda. O deputado estadual Antônio Coelho (UB) estaria prestes a assumir a Secretaria de Turismo do Recife, na cota do ex-senador e do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. A insatisfação teria sido motivada pelo fato dos espaços ofertados ao grupo serem maior do que o do União Brasil.

Diante desse cenário, Bivar pode seguir os passos do PSD, que recentemente deixou o governo municipal para integrar a gestão da governadora Raquel Lyra, e repetir o mesmo movimento com o União Brasil. Outro partido que poderá desembarcar da ‘Frente Popular do Recife’ e seguir a mesma direção é o MDB, que poderá indicar o ex-deputado Raul Henry para comandar uma secretaria no Governo do Estado, e já considera abandonar a gestão municipal no Recife.

Além de Henry, o MDB conta com nomes como o deputado estadual Jarbas Filho, a deputada federal Iza Arruda e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, que tem o PSB como seu principal rival na região. Com a relação entre PSB e MDB apresentando sinais de esgotamento, recentemente um vereador socialista judicializou a saída de Jarbinhas da sigla e busca assumir o mandato no lugar do parlamentar. O MDB tem ensaiado uma possível candidatura própria na capital pernambucana.

GOVERNO — Nesta quarta-feira (20), a governadora Raquel Lyra (PSDB) participa da abertura da Conferência Estadual de Assistência Social no Centro de Convenções de Pernambuco.

POSSE — O prefeito do Recife, João Campos (PSB) deverá formalizar a aliança com os ‘Coelho’ e anunciar na próxima sexta-feira (22) o deputado estadual Antonio Coelho (UB) como o novo secretário de Turismo do Recife.

FÔLEGO — Longe dos holofotes, a ex-deputada Marília Arraes (SD) parece ter ganhado novo fôlego com o resultado da pesquisa Simplex, que avaliou bem seu nome para disputar a prefeitura de Olinda.

SEM RISCO — Com a condição imposta pelo PT, aliados do PSB acreditam que a legenda não deverá correr o risco de ficar sem o apoio do partido do presidente Lula e certamente irá ceder a vaga de vice-prefeito aos petistas.

VISITA — Nos dias 22 e 23 de setembro, a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, desembarca em Pernambuco para discutir conjunturas políticas com lideranças petistas e partidos aliados no estado.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade