Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
Sem um candidato natural para ocupar o espaço deixado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que acabou se tornando inelegível e não poderá disputar as eleições de 2026, os nomes dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo) e Ratinho Júnior (PSD) surgem como opção para o eleitorado da direita, mas não decolam.
O instituto Paraná Pesquisa apontou uma vantagem para o presidente Lula (PT) em possível disputa contra Tarcísio, Zema e Ratinho Júnior, evidenciando o vácuo entre eleitores bolsonaristas.
Sem um candidato natural, Bolsonaro deverá buscar um substituto fora desse cenário, e se depender do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o nome escolhido será o da ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro.
Nos bastidores, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já teria comunicado ao ex-presidente Jair Bolsonaro que não irá abrir mão da reeleição em 2026 para disputar a presidência. Com um cenário totalmente indefinido, Bolsonaro terá que correr contra o tempo para encontrar um nome forte e de sua extrema confiança para encabeçar a disputa ou comprar a ideia de Costa Neto e lançar a sua esposa na corrida pela presidência da República.
BOICOTE — Nas redes sociais, Bolsonaristas reagiram negativamente a uma campanha da fabricante de chocolates Lacta e boicotaram a marca Bis após uma publicidade com o influenciador e youtuber Felipe Neto.
PERNAMBUCO — Na manhã desta segunda-feira (16), a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, assinam a autorização do novo terminal do Porto de Suape com investimento de R$ 1,6 bilhão.
GARANHUNS — Chama atenção a articulação do prefeito Sivaldo Albino (PSB) com o deputado federal Felipe Carreras (PSB), que colocou emenda de R$ 6,5 milhões para as obras do Cristo do Magno e do Museu do FIG.
PEGOU MAL — A declaração do presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmando que o partido pode lançar um candidato a presidência em 2026 deve prejudicar o ministro André de Paula e desgastar relação com o PT.
COMPROMISSO — O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que Governo Federal repatriará todos os brasileiros que desejam voltar para o País e queiram sair da zona de guerra entre Israel e Hamas.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.