Coluna FocoPolítico desta quinta-feira
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vive o seu melhor momento político desde que assumiu a prefeitura da capital pernambucana em 2021. Com dinheiro no caixa e obras nos quatro cantos da cidade, Campos tem despontado como grande favorito para a eleição do próximo ano.
A oposição, por sua vez, parece que perdeu o ‘timing’ da corrida eleitoral e a boa avaliação do atual gestor tem dificultado a vida dos adversários, que ainda não conseguiram emplacar uma candidatura competitiva. A postura do PT de Pernambuco parece ser a única coisa que tem tirado o sono dos socialistas, que vez ou outra, ameaça deixar a ‘Frente Popular do Recife’ e lançar uma candidatura própria.
Para garantir o apoio do PT a sua reeleição, João Campos tem mantido a aliança com o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que atualmente ocupa a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Habitação na gestão municipal.
Entre os socialistas, não existe motivos para o Partido dos Trabalhadores seguir um caminho diferente, tendo em vista que o próprio presidente já teria sinalizado para o apoio. Na executiva estadual do PT, lideranças petistas cobram reciprocidade do PSB, e além da indicação do vice-prefeito, também querem o apoio a candidatura do partido na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026.
O prefeito busca construir uma frente ampla, e atualmente conta com o apoio do Republicanos, União Brasil, PDT e Avante. Enquanto o MDB e a federação PT, PCdoB e PV ameaçam deixar o bloco da Frente Popular, assim como fez recentemente o PSD.
Uma coisa é certa, com dinheiro e obras em andamento por toda parte da cidade, a oposição terá bastante trabalho para enfrentar Campos nas eleições de 2024.
CHAPA FECHADA — O ministro Silvio Costa Filho e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, podem ocupar as duas vagas de senador em uma possível chapa do PSB em 2026 caso João Campos seja candidato.
AGENDA — Com agenda cheia, Raquel Lyra participa pela manhã da Inauguração do Mix Mateus em Olinda. A tarde, participa da entrega da Medalha do Mérito Bombeiro Militar e da Abertura da Feira da Agricultura Familiar no IPA.
SEGURANÇA — O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, defendeu o uso de câmeras corporais pelos policiais como forma de garantia para cidadão e para o próprio policial.
CARUARU — O prefeito Rodrigo Pinheiro comemorou o anúncio do investimento de cerca R$ 80 milhões para o Aeroporto de Caruaru. A expectativa é que o equipamento comece a operar voos de Brasília e São Paulo.
É GRAVE — A deputada federal, Tabata Amaral (PSB-SP) denunciou ter recebido grave ameaça de morte através de mensagem enviada por e-mail com o assunto ‘Supresinha está chegando’.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.