De saída do PSDB, Rodrigo Pinheiro está a um passo de se filiar ao Republicanos

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

O movimento do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que parece se preparar para deixar as fileiras do PSDB e ingressar no partido Republicanos, do ministro Silvio Costa Filho, deverá mudar o xadrez político no município.

Caso esse movimento seja confirmado já nos próximos dias, o atual prefeito deve atrapalhar diretamente os planos do ex-prefeito Zé Queiroz (PDT), considerado o seu principal concorrente na disputa. Queiroz já contava com o apoio da legenda, que agora deverá passar a ser a base de sustentação na disputa pela reeleição de Pinheiro.

Buscando um partido alinhado ao governo Lula, outro caminho para Rodrigo Pinheiro poderia ser o PSD, do também ministro André de Paula, mas nos bastidores as conversas para ingressar no Republicanos já estariam bastante avançadas. A preferência de Pinheiro pela legenda pode está relacionada a um posicionamento mais ao Centro, e principalmente a flexibilidade de dialogar com o eleitorado tanto da esquerda, quanto da direita.

Antes de bater o martelo na decisão, Rodrigo Pinheiro deverá ir a mesa com a governadora Raquel Lyra (PSDB), e apesar da mudança, deve tentar manter o apoio do palácio a sua reeleição em Caruaru. A quem aposte que a ida de Pinheiro para o Republicanos poderá aproximar Silvinho da gestão estadual e trazer o partido para a base do Governo.

PSDB EM CRISE — Com as mudanças na direção nacional e o posicionamento firme na oposição ao governo Lula, a governadora Raquel Lyra também deverá deixar os quadros do PSDB e buscar abrigo em outra legenda.

NA DISPUTA — O filho do deputado Antônio Moraes, o advogado Felipe Moraes se filou ao PP e deve disputar uma vaga na Câmara do Recife em 2024. Felipe teve a ficha abonada pelos deputados Eduardo e Lula da Fonte.

CLIMÃO — Em plenária com lideranças municipais do PT, o senador Humberto Costa afirmou que a sigla vai buscar protagonismo e não irá mendigar alianças políticas, em um recado claro ao prefeito João Campos (PSB).

RECIFE — O secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, parece bastante animado para disputar a Prefeitura do Recife e deve se consolidar como o nome do palácio para as eleições de 2024.

APOSTA — Aos 25 anos, o filho ’04’ do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan Bolsonaro é a aposta do Partido Liberal para disputar uma vaga na Câmara municipal de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade