Decisão do PSOL deve inviabilizar candidatura de Túlio Gadelha pela federação no Recife

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

O sonho do deputado federal Túlio Gadelha (REDE) de disputar a prefeitura do Recife e enfrentar o atual prefeito João Campos (PSB) em 2024 parece ter ficado bem mais distante após o PSOL, que compõe a federação com o partido Rede Sustentabilidade aprovar o nome da deputada estadual Dani Portela (REDE) como pré-candidata a prefeita do Recife.

Apesar dos esforços e da articulação de Túlio, que chegou a contar com o entusiasmo do palácio, dificilmente conseguirá reverter a decisão da legenda e encontrar um denominador comum junto a federação.

Sem o consenso, o único caminho para Túlio Gadelha, seria deixar o Rede e se filiar a outro partido de esquerda alinhado ao presidente Lula (PT) e a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Nos bastidores, estariam no radar o PDT, PCdoB e o próprio PT, mas mesmo com todas as especulações, o risco de deixar a legenda e ter o mandato contestado pode fazer com que o parlamentar acabe desistindo da disputa do próximo ano.

DESENVOLVIMENTO — Durante encontro com representantes da indústria, a governadora em exercício, Priscila Krause, reforçou a parceria do governo estadual com a iniciativa privada e prevê um crescimento para 2024.

RECURSOS — O Governo Federal liberou cerca de R$205 milhões do FPM para 184 municípios pernambucanos. A sanção da lei pelo presidente Lula vai garantir que nenhum município receba menos do que em 2022.

PERNAMBUCO — Sob a gestão do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o BNB liberou um crédito de R$ 5 milhões que vai atender 44 projetos da agricultura familiar e do agronegócio em Pernambuco.

COP 28 — O estado de Pernambuco é único do Nordeste a participar das discussões sobre as Mudanças Climáticas durante conferência que acontece em Dubai. Representantes de Minas Gerais e São Paulo também participam.

DANÇA DAS CADEIRAS — Governo Lula prepara nova reforma ministerial e deve fazer mudanças no primeiro escalão. A previsão é que as trocas pontuais na Esplanada dos Ministérios aconteçam em janeiro de 2024.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade