Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
Em uma verdadeira demonstração de força e articulação política, o planalto não deve medir esforços para aprovar no senado federal o nome de Flávio Dino para a vaga no STF. A força da máquina é tão grande, que mesmo com apenas metade do apoio necessário, o próprio núcleo duro bolsonarista não acredita que a casa irá barrar o nome de Dino.
O argumento daqueles que integram a oposição é que na história, nunca uma indicação do chefe do executivo nacional foi barrada pelo senado, e muito dificilmente Flávio Dino não terá o seu nome aprovado.
Para ser aprovado, Dino precisa ter mais da metade absoluta dos votos, ou seja, ter o apoio de pelo menos 41 senadores. Para isso, o governo aposta em conquistar os votos da base aliada. O maior desafio parece ser conquistar os votos da oposição, especialmente de senadores bolsonaristas, que oferecem uma grande resistência.
INVESTIMENTO — O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que serão investidos mais de R$ 500 milhões no aeroporto do Recife e devem impulsionar o setor turístico e a geração de empregos.
DIREITA — O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto prevê um crescimento exponencial nas eleições municipais e afirmou que Pernambuco será prioridade para a legenda nas eleições do próximo ano.
CONSENSO — Em sintonia com o executivo, a comissão de Justiça da ALEPE aprovou o pacote de medidas enviados pela governadora Raquel Lyra. A aprovação dos 30 projetos é vista como um sinal de harmonia.
NOVO PRESIDENTE — Com a participação de mais de 150 delegados, Thiago Carvalho, que é ligado ao grupo da deputada estadual Dani Portela foi eleito o novo presidente do Diretório Municipal do PSOL no Recife.
PERDÃO — Em manifestações ao STF, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, defendeu o perdão das multas por falta do isso de máscaras, como as que foram aplicadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.