Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
O presidente Lula (PT) resolveu exonerar quatro auxiliares do primeiro escalão para reforçar a tropa de choque do governo no Senado Federal durante a sabatina para aprovação do nome do ministro da Justiça, Flavio Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).
A dúvida é se o chefe do executivo vai aproveitar o ‘gancho’ e manter os auxiliares no Senado com a justificativa de que o governo precisa garantir a aprovação de outros projetos na casa.
Mesmo com a reforma ministerial em pauta, aliados garantem que os ministros da Educação, Camilo Santana (PT); da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD); dos Transportes, Renan Filho (MDB); e da Assistência Social, Wellington Dias (PT), apenas deixarão temporariamente seus cargos na Esplanada.
O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), permanecerá a frente da pasta durante sua sabatina. O planalto teria sido alertado sobre uma forte resistência dos senadores e precisa intervir e colocar a tropa de choque em campo para garantir a aprovação.
No radar, também estão os vetos do presidente da República que encontram resistências no Congresso, como os do marco temporal para demarcação de terras indígenas, do novo arcabouço fiscal, do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e da desoneração da folha de pagamentos.
Até o dia 14 de dezembro, Lula deverá tomar a decisão se irá manter os auxiliares no Senado ou se eles retornam a Esplanada dos Ministérios.
CARPINA — O primeiro secretário da ALEPE, o deputado estadual Gustavo Gouveia (SD) está construindo a maior frente política do município, que deverá ser liderada pela pré-candidata a prefeita, Eduarda Gouveia.
AEROPORTO — O ministro Silvio Costa Filho inaugurou as novas instalações do Aeroporto do Recife. O ministro acabou reunindo a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos na cerimônia.
UNANIMIDADE — O evento ‘Encantos do Natal’ que acontece na cidade de Garanhuns tem registrado recorde de público em 2023, e além de aquecer o turismo, tem arrancado elogios a gestão do prefeito Sivaldo Albino (PSB).
SEM ACORDO — A reunião com o presidente Lula, que reuniu Arthur Lira e Renan Calheiros para discutir os problemas de Maceió parece não ter surtido efeito e clima de acirramento tem elevado entre os dois grupos políticos.
OPOSIÇÃO — Liderando a oposição bolsonarista, o senador Flávio Bolsonaro irá questionar a indicação de Flávio Dino para o STF durante a sabatina no Senado e apontar possíveis ingerências em operações da PF.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.