Raquel Lyra prepara mudanças no primeiro escalão do governo e pode contemplar classe política

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), parece decidida a mexer no primeiro escalão do governo estadual e pode realizar ainda em janeiro, uma ‘minirreforma’ para contemplar políticos e partidos aliados em pastas estratégicas.

O gesto em direção a ala política deve consolidar a ‘tropa de choque’ do governo e atrair novas legendas para a base. A expectativa é que o PDT e o MDB passem a integrar oficialmente a gestão. Assim como aconteceu com o PSD, do ministro André de Paula, que comando a Secretaria de Cultura de Pernambuco, o PP que acabou se tornando o fiel escudeiro de Raquel e tem exercido um papel importante na articulação política do governo, também deverá passar a comandar uma secretaria.

Visando essas mudanças, Raquel Lyra decidiu mexer na administração e criou duas novas pastas, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, que antes era vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e a Secretaria da Criança e da Juventude, que foi desmembrada da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas.

O governo de Pernambuco deve viver uma nova fase em 2024, e além de investir pesado em obras de infraestrutura para garantir entregas a população, deve apostar alto na relação com a classe política.

MUDANÇAS — A Adepe muda nomenclatura para Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, enquanto a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos passa a incorporar no título a Prevenção à Violência.

NOVOS CARGOS — A criação de duas novas secretarias foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e permite ao governo a criação de novos cargos comissionados e a ampliação da estrutura.

SUPER-FEDERAÇÃO — O PP, União Brasil e Republicanos voltam a discutir a criação de uma possível super-federação. A Federação exige que partidos fiquem quatro anos juntos e tenham candidaturas únicas.

PISANDO EM OVOS — O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro precisa acertar nas decisões partidárias e na construção das alianças políticas. Qualquer passo errado pode colocar em risco a sua reeleição na capital do agreste.

IPOJUCA — A prefeita Célia Sales prepara um grande evento para a realização da convenção municipal do PP, onde deverá apresentar a vereadora Adilma Lacerda, como sua pré-candidata a prefeita em Ipojuca.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade