Aliados de João Campos podem se filiar ao PT para ocupar vaga de vice-prefeito na chapa do PSB

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

Sem pressa pra tomar qualquer decisão, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não deve contrariar a decisão do presidente Lula (PT), que não abriu mão de ter o PT ocupando a vaga de vice-prefeito na chapa liderada pelos socialistas.

Para evitar um imbróglio, Campos deve tentar escalar um aliado de sua confiança para se filiar a legenda petista, e assim como aconteceu em 2022, quando Geraldo Alckmin se filiou ao PSB com o aval do próprio Lula, para compor a chapa na condição de vice-presidente, o prefeito da capital pernambucana deverá repetir o mesmo gesto.

Os nomes da Chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, e do ex-presidente da Emlurb e ex-secretário de Infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão, parecem surgir como uma ‘carta na manga’ de João Campos e disparam na bolsa de apostas como opção para a vaga de vice.

O núcleo duro do PT de Pernambuco, que inclui o senador Humberto Costa, não estaria nada satisfeito com a indicação de um petista ‘forjado’, mas acaba de mãos atadas, uma vez que a decisão deverá ser tomada pelo próprio Lula.

PERNAMBUCO — Mesmo com aumento de gastos com pessoal de R$ 1,05 bilhão e despesa acima do piso constitucional na Educação (26%), Governo Raquel Lyra reverte déficit e fecha 2023 com superávit de R$ 1,0 bi.

INTERFERÊNCIA — Na tentativa de unificar partidos da base do governo em torno do projeto de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paula, Lula pode interferir para retirar a candidatura de Tábata Amaral (PSB).

SEGURANÇA — O novo comandante da PMPE, coronel Ivanildo Torres, recebeu a difícil missão de consolidar o Juntos Pela Segurança e trazer dados positivos, permitindo que Pernambuco volte a ser um Estado seguro.

POLÊMICA — O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) elogiou o sistema de votação da Venezuela implementando por Nicolas Maduro e diz ser sinais de eleições justas, defendendo o voto eletrônico ao lado do voto impresso.

COMPESA — O presidente da Compesa, Alex Campos, garantiu que a Compesa não será privatizada, mas a distribuição de água e esgotamento sanitário serão concedidas à iniciativa privada através de leilões.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade