PT pode lançar candidatura própria em Caruaru e embaralhar o jogo eleitoral no município

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

A disputa pela prefeitura de Caruaru deverá ser bastante acirrada, e apesar da polarização entre o prefeito Rodrigo Pinheiro, do PSDB, e o ex-prefeito Zé Queiroz, do PDT, o PT sinalizou positivo para uma candidatura do MST, e com o aval da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann, a deputada estadual Rosa Amorim (PT) pode encabeçar a chapa.

Com o apoio do presidente Lula e contando com os votos da esquerda, o partido vai tentar construir uma candidatura sólida e deverá viabilizar a terceira via no município, embaralhando ainda mais o jogo eleitoral na capital do agreste. A candidatura do PT/MST acaba atingindo diretamente o projeto de Queiroz, que tinha certeza que os petistas estariam em seu palanque em outubro.

A governadora Raquel Lyra (PSDB), também terá um papel importante em Caruaru, não só porque possui o comando da máquina estadual, mas pelo fato de ter sido eleita prefeita do município nos últimos dois pleitos municipais.

Com estratégias diferentes, a maior dificuldade do PT será unir os principais membros da legenda em torno de um único projeto eleitoral e evitar um racha interno.

FORÇA POLÍTICA — O deputado federal Lula da Fonte (PP) terá autonomia da executiva nacional e estadual para decidir o futuro do partido na capital. A convenção do diretório do PP no Recife está marcada para o dia 4 de março.

PRIORIDADE — A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora, Priscila Krause, participaram da primeira reunião do Juntos pela Segurança com novos comandantes das forças policiais para traçar metas e ações.

CARNAVAL — Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do Turismo, Celso Sabino, estão discutindo o plano de aviação para garantir uma boa prestação de serviço da malha aérea durante o Carnaval.

BRONCA — Um novo capítulo no embate entre o Executivo e o Legislativo de Pernambuco, após a governadora Raquel Lyra impetrar no STF recurso de inconstitucionalidade contra trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

OLINDA — A entrada de Luciana Santos (PCdoB) deve acirrar ainda mais a disputa em Olinda, que já tem as pré-candidaturas do vice-prefeito, Márcio Botelho (PP), e de Mirella Almeida, nome do prefeito professor Lupércio.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade