Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
Durante agenda no Sertão do Araripe, a governadora Raquel Lyra (PSDB) reuniu adversários históricos em prol do hospital do câncer em Araripina e demonstrou grande capacidade de unificação de forças políticas ao unir a ex-deputada e presidente estadual do PP Mulher, Roberta Arraes e a deputada Socorro Pimentel (UB), na mesma agenda.
Em um cenário de polarizações e discussões políticas, é raro testemunhar gestos que transcendem as fronteiras partidárias e unem forças em prol de um bem comum. No entanto, foi exatamente isso que aconteceu na cidade de Araripina, no sertão do estado.
O gesto da governadora não passou despercebido pela classe política, que viu nele um sinal claro da postura que o governo pode adotar para somar forças ao lado do palácio. É importante ressaltar que esse movimento não deve se limitar apenas a Araripina, e a possibilidade de colocar adversários históricos com divergências municipais no palanque da governadora pode se repetir em outros municípios.
Com as eleições municipais se aproximando, as negociações e alianças partidárias parecem está na pauta da governadora, que além de atrair novos partidos, deve valorizar os aliados fiéis. Raquel deve investir pesado na relação política, colocar a máquina estadual para moer e fazer uma ofensiva para atrair o máximo de apoio possível.
GREVE — Os policiais civis de Pernambuco decidem esticar a corda e ir para o limite com o governo estadual, ao decretar greve durante o Carnaval. Palácio deve reagir a pressão e evitar que a segurança seja comprometida.
AMEAÇA — O deputado estadual João Paulo afirmou em entrevista que o PT pode ficar de fora do palanque de João Campos (PSB), no Recife. Na opinião do parlamentar, o partido não deve ‘implorar’ por vice-candidatura.
SERTÃO — Raquel Lyra anuncia fornecimento de gás natural para o Polo Gesseiro do Sertão do Araripe. A Chegada do gás natural à região representa mudança para uma matriz energética mais sustentável.
DECISÃO — TCE adia decisão sobre os servidores estaduais cedidos à Prefeitura do Recife. Nesta quarta (7), será julgada a medida cautelar do conselheiro Eduardo Porto, favorável ao recurso do município.
SAIA JUSTA — Em crise com a Câmara, o ministro da articulação política, Alexandre Padilha tem repetido a interlocutores que buscará saída para sanar impasse do veto de R$ 5,6 bilhões às emendas de comissões.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.