PDT passa a integrar base do governo Raquel Lyra e assume Secretaria estadual

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

Após um período intenso de negociações e diálogos com o ministro Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, a governadora Raquel Lyra (PSDB) conquistou mais um partido para a base do governo. Embora um impasse entre PSB e PDT no Ceará tenha acelerado o desfecho em Pernambuco, a articulação da própria governadora é vista como a cereja do bolo na aliança.

Com o PDT na base do governo estadual e fora da Frente Popular do Recife, é muito provável que aconteça uma reaproximação de Raquel com o grupo de Wolney e Zé Queiroz, que indicou Ismênio Bezerra para o comando da Secretaria estadual da Criança e Juventude. Apesar da nova aliança com o PDT, a governadora ainda não bateu o martelo sobre as eleições de Caruaru e quem será o candidato do Palácio.

Depois de consolidar o apoio do PSD e do PDT no estado, o governo deverá fazer uma ofensiva para atrair o MDB, que ocupa uma secretaria no Recife, mas pode trocar a gestão de João Campos pelo governo Raquel Lyra. Com essas mudanças no tabuleiro político, o grande desafio do Palácio é conseguir reacomodar fiéis escudeiros, que estão com Raquel desde o início, mas não possuem espaços no primeiro escalão.

CERIMÔNIA DE POSSE — O novo titular da Secretaria estadual da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra, toma posse nesta quinta-feira (8), em ato com a governadora Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas.

PP OLINDA — Com um projeto ambicioso para a Região Metropolitana, o partido Progressistas marcou a convenção municipal de Olinda para o dia 01 de março de 2024, no Deyse Nogueira Recepções, a partir das 15h.

HONRARIA — O ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), recebeu a Medalha Mérito Legislativo de 2023, maior condecoração da Câmara dos Deputados. A indicação foi feita pelo deputado Felipe Carreras (PSB).

SEM GREVE — O TJPE determinou que os policiais civis de Pernambuco não poderão iniciar a greve marcada para meia-noite desta sexta-feira (9). O descumprimento da decisão inclui multa diária no valor de R$ 300 mil.

RETALIAÇÃO — Descontentes com a decisão, Centrão pressiona PSB a voltar para o ‘blocão’ liderado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, e ameaça retaliação. A decisão definitiva só deverá ser anunciada após o Carnaval.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade