A virada de jogo de Raquel Lyra deve movimentar o tabuleiro político nas eleições municipais

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

No período pré-carnavalesco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) foi alvo de muitas críticas, especulações e dúvidas sobre a segurança pública durante o Carnaval de Pernambuco, mas a gestora demostrou capacidade de liderança e encerrou as festividades com saldo positivo, apresentando um balanço com uma redução significativa no índice de violência durante a folia.

Nas ruas, a governadora decidiu colocar o termômetro de popularidade e para a surpresa de muitos, acabou sendo bem recebida e bastante cumprimentada pela população. Habilidosa e com o jeito republicano, Raquel Lyra tem demonstrado muita competência e a sequência de acertos poderá representar uma virada de jogo no cenário político estadual. Com as eleições municipais se aproximando, a governadora parece estar movimentando o tabuleiro e consolidando sua posição como uma figura influente nos rumos da política local.

O peso da caneta da governadora, somado à sua habilidade de articulação promete ser um fator determinante, mas a gestora precisa acertar no diálogo com partidos aliados e fiéis escudeiros que seguem insatisfeitos com a falta de prestígio do palácio.

BALANÇO POSITIVO — A SDS divulgou um balanço geral da Operação Carnaval 2024 e aponta uma redução de 17% no número de mortes violentas no carnaval em comparação com o mesmo período do ano passado.

UM PÉ EM CADA CANOA — Ao contrário de outros partidos aliados, o PDT parece resistir em deixar a base do governo João Campos e segue ocupando uma secretaria na prefeitura do Recife e uma secretaria no governo estadual.

MOVIMENTO — Cotado para disputar a prefeitura do Recife com o apoio do Palácio, Daniel Coelho pode passar a integrar aos quadros do MDB. Na condição, o partido teria que deixar a base do prefeito João Campos.

CARUARU — O diretor de Marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues, tem ensaiado uma candidatura, mas dificilmente irá arriscar um voo solo. Aliado da governadora, Tonynho pode integrar uma chapa na condição de vice-prefeito.

FORA DO JOGO — A justiça determinou a continuidade do afastamento de Noé Magalhães do cargo de prefeito de Água Preta. A decisão do TRF-5 mantém Neto Cavalcanti como prefeito em exercício.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade