Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
O MDB de Pernambuco caminha para desembarcar da base do prefeito do Recife, João Campos, do PSB, e integrar o bloco de apoio ao governo de Raquel Lyra (PSDB). Enquanto o gestor investe pesado no marketing político e durante o Carnaval do Recife direcionou os holofotes da mídia nacional para sua administração, uma série de questionamentos acabaram surgindo sobre um possível showmício durante os dias de Carnaval no palco do Marco Zero. Vídeos circulam nas redes sociais mostrando atrações musicais fazendo campanha antecipada para o prefeito, inclusive entoando o coro de “já ganhou, Tan Tan Tan”. As regras eleitorais proíbem explicitamente esse tipo de evento, onde o candidato se utiliza de ocasiões festivas para autopromoção.
É evidente que o prefeito parece envolvido demais com sua própria promoção e parece andar esquecendo da articulação política. O PP e PSD optaram por deixar a Frente Popular do Recife para integrar de forma exclusiva a base do governo estadual. O PDT se juntou à principal adversária do PSB e passou a ocupar uma secretaria no Governo de Pernambuco.
Como se não bastasse, o MDB, do senador Fernando Dueire, e do deputado Jarbas Filho estariam insatisfeitos com o posicionamento de oposição do PSB em Vitória de Santo Antão, que tem o prefeito Paulo Roberto, pai da deputada federal Iza Arruda, candidato a reeleição. O caminho deve ser a saída da base de Campos, e caso o movimento venha a se concretizar, deixará ainda mais evidente o quão prejudicial pode ser o clima de “já ganhou” dentro de um grupo político.
Eleições são decididas no dia, e muitos favoritos já experimentaram derrotas surpreendentes. No entanto, o resultado das eleições no Recife só será conhecido em outubro de 2024.
TROCA DE COMANDO — Nos bastidores, o nome de Cícero Moraes é tido como certo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco na cota do Podemos.
CAMINHO LIVRE — Com a declaração de Raquel Lyra afirmando que a vice-governadora Priscila Krause não será candidata este ano, o caminho está livre para o secretário Daniel Coelho disputar o Recife.
REFORMA — Após PSD, PDT e Podemos passarem a ocupar uma cadeira no primeiro escalão do governo, outros partidos aliados também aguardam uma reacomodação de espaços com a “minirreforma” da gestão.
RIVALIDADE — O clima não parece nada bom entre a governadora Raquel Lyra e o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto. Interlocutores do palácio buscam um diálogo para reestabelecer a paz com o legislativo.
PESAR — Políticos e empresários de todo o país lamentaram a morte de um dos maiores líderes do mundo corporativo brasileiro, o empresário Abilio Diniz, que faleceu aos 87 anos neste último domingo (18).
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.