A briga entre Luciano Bivar e Antônio Rueda pelo comando do União Brasil

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

Antes aliados próximos, o deputado Luciano Bivar e o advogado Antônio Rueda parecem não falar mais a mesma língua e protagonizam uma grande queda de braço pela presidência do União Brasil. A relação de confiança e colaboração entre os dois acabou se transformando em uma rivalidade intensa, com acusações de traição e ameaças. A escolha do próximo presidente do partido, marcada para esta quinta-feira (29) parece ser favorável para Rueda, que deverá derrotar Bivar e destituí-lo da presidência na força e na articulação.

Parceiros desde a gestão do PSL, Bivar e Rueda desfrutaram de uma relação próxima por mais de duas décadas. No entanto, o clima mudou drasticamente quando Rueda emergiu como favorito para suceder Bivar. Este último se sentiu traído e desapontado, destacando a dor de ser apunhalado pelas costas por alguém em quem confiava profundamente.

O apoio político e a mediação de ambos sempre foram cruciais para manter a estabilidade do partido, mas o surgimento de conflitos em vários estados acabou minando essa união. Interlocutores chegaram a apontar que um confronto com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto teria causado uma ruptura interna que acabou afastando aliados. O incidente levou Neto a retirar seu apoio a Bivar e a buscar o respaldo de Rueda, fortalecendo sua posição na disputa pela presidência do partido.

Com o desfecho iminente desfavorável a Bivar, espera-se que o Clã dos Coelhos, liderado pelo ex-prefeito Miguel Coelho, assuma um papel de relevância na direção estadual do partido. O deputado federal Mendonça Filho também deverá voltar a ter voz na legenda, e poderia inclusive voltar ao comando do partido na capital pernambucana.

SUBSTITUIÇÃO — Após uma gestão polêmica, o ex-prefeito Joaquim Neto deixa presidência do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Quem assume o órgão é Ellen Viégas, ex-secretária de Desenvolvimento Agrário.

REFORÇO — Na próxima sexta (1), o Podemos oficializará o apoio à pré-candidatura da deputada federal Clarissa Tércio (PP) a prefeita do Jaboatão dos Guararapes em evento com as principais lideranças do PP.

APOIO — O presidente estadual, Sebastião Oliveira, o deputado federal Waldemar Oliveira e o presidente nacional, Luis Tibé, irão anunciar nesta quinta (29) o apoio do Avante a reeleição de João Campos, no Recife.

POSSE — O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia vai assumir na próxima terça-feira (5) a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde ficará no cargo durante o mandato em 2024.

DECISÃO FAVORÁVEL — Após Governo Estadual decidir judicializar e pedir a suspensão de trechos da LDO, decisão do STF poderá poupar a governadora Raquel Lyra de repassar R$ 71 milhões para Alepe.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade