Raquel Lyra busca fortalecer a base, enquanto João Campos tenta impedir movimento

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

No jogo político pernambucano, movimentos estratégicos estão sendo traçados visando as eleições de 2024. A governadora Raquel Lyra e seus aliados estão empenhados em fortalecer sua base, e além de realizar um movimento para trazer o MDB, um dos alvos seria o vereador do Recife, Davi Muniz, que também é suplente de deputado estadual.

Para tentar atrair Davi Muniz para a base do Governo do Estado, a ideia seria indicar o deputado estadual Jarbas Filho, que é dissidente do PSB para comandar uma secretaria estadual e abrir espaço para Davi assumir uma cadeira na Alepe. Para suceder Davi Muniz na Câmara do Recife, a ideia é lançar a sua irmã candidata a vereadora pelo PSDB ou no próprio MDB.

Entretanto, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), decidiu agir rápido e mesmo sem grande apreço por Davi Muniz, se antecipou ao movimento de Raquel e teria feito o convite ao deputado estadual Diogo Moraes para assumir uma secretaria na PCR. Isso porque além de também garantir Davi Muniz na Alepe e na sua base, João Campos também manteria o líder do PSB e vice-líder do Governo, o vereador Rinaldo Junior, na Câmara do Recife, uma vez que o secretário Carlos Muniz vai precisar deixar a pasta e retomar o mandato de vereador para disputar a reeleição.

INVESTIMENTOS — Nesta sexta-feira (1), a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciam investimentos para requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru.

EVENTO — Pernambuco vai sediar evento do Pacto Global da ONU no Brasil. A governadora Raquel Lyra já havia demonstrado interesse durante a COP 28 de realizar o evento no Estado, e agora vai se concretizar.

ELEITO — O advogado Antônio Rueda foi eleito nesta quinta (29), o novo presidente do União Brasil, após uma tentativa de virada de mesa de Luciano Bivar, que ocupa o cargo atualmente e tentou cancelar a convenção.

REPOSICIONANDO — Com nova presidência, o deputado federal Mendonça Filho deve tentar reassumir o controle do União Brasil no Recife e o partido poderá deixar a base do prefeito João Campos (PSB) na Capital.

AVANTE — Após anunciar a decisão de apoiar a reeleição do prefeito do Recife, João Campos, o Avante mira chapa proporcional e deverá receber alguns vereadores da base que irão disputar a reeleição na legenda.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade