Partidos deixam a base de João Campos e pressão para definir aliança com o PT aumenta

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), encara um momento desafiador com os últimos movimentos políticos da governadora Raquel Lyra (PSDB), que conseguiu atrair o PDT para sua base aliada, distanciando ainda mais o partido do projeto de reeleição de Campos. Este desafio intensifica o acirramento entre os dois gestores, com Campos agora pressionado a consolidar uma aliança com o PT para garantir tempo de propaganda significativo.

Apesar de ser o grande favorito para à reeleição, Campos já perdeu dois partidos aliados, o PSD e o PDT, que trocaram a gestão municipal pela gestão estadual, e conta oficialmente com o apoio do Republicanos, Avante e o próprio PSB, e se vê cada vez mais dependente do apoio do PT, que exige indicar um candidato para a vice na chapa. A resistência do PSB em ceder a vice para o PT reflete as incertezas sobre uma possível candidatura de João Campos ao governo estadual em 2026, que poderia atrapalhar os planos do principal líder petista no estado, o senador Humberto Costa, que também pretende disputar o governo estadual.

Com o imbróglio formado, o prefeito João Campos parece estar em uma encruzilhada política, e tem enfrentado pressões internas e externas para definir seu rumo na corrida eleitoral. A próxima ofensiva da governadora Raquel Lyra pode vir no MDB, visando tirar o partido do palanque de Campos e enfraquecer a conjuntura política da Frente Popular do Recife.

PRESSÃO — A pesar das pesquisas apontarem um grande favoritismo para a reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o risco de contrariar Lula e perder o apoio do PT tem tirado o sono do socialista.

AMUPE — Nesta terça (5), a governadora Raquel Lyra participa da posse da nova mesa diretora da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia assume a presidência.

MOVIMENTO — Apesar de não ter batido o martelo sobre os espaços, a executiva do MDB já teria decidido integrar a base do governo Raquel Lyra e deverá deixar nos próximos dias a gestão do PSB na capital pernambucana.

DESPONTANDO — Em uma situação bastante confortável, o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), acabou isolando a oposição ao anunciar o apoio do líder da oposição, Vavá do Povo (PTB).

ALFINETANDO — O presidente Lula (PT) não poupou criticas a Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que o ex-presidente reuniu apoiadores em ato na Avenida Paulista, porque sabe que pode ser preso e está tentando escapar.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade