Com autonomia, Raquel Lyra deverá fortalecer o PSDB para as eleições em Pernambuco

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

O posicionamento do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, deve ter um impacto significativo no cenário político pernambucano, especialmente para a governadora Raquel Lyra. Contrariando especulações anteriores, Perillo concedeu total autonomia à governadora para coordenar os rumos do partido no estado junto com o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, com quem tem uma relação próxima. A governadora também ficará livre para definir a sua postura em relação ao governo do presidente Lula (PT).

A autonomia e a liberdade de Raquel promete fortalecer ainda mais a sigla em solo pernambucano. A previsão é que haja um crescimento exponencial no número de prefeitos filiados e eleitos em 2024, uma decisão acertada da direção nacional que pode inclusive contar com o prefeiturável Daniel Coelho disputando a prefeitura do Recife pelo PSDB.

Com um cheque em branco nas mãos, Raquel deve voltar a ter confiança na legenda e juntar os partidos da base para apoiar seus candidatos no interior do estado, que não serão poucos. A oportunidade de unir os partidos da base e consolidar seu apoio. Aqueles que duvidaram da influência do Palácio e decidiram seguir na direção contrária devem se surpreender com o poder da máquina moendo em favor dos seus candidatos.

MARTELO BATIDO — O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que a reeleição do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, é prioridade para a governadora Raquel Lyra e para o partido.

CAMINHO NATURAL — Cotado para disputar a prefeitura do Recife com o apoio do Palácio, o caminho natural do secretário Daniel Coelho, deverá ser o PSDB. O presidente nacional da sigla quer Coelho no ninho tucano.

DISTANCIAMENTO — A ausência do presidente da Alepe, Álvaro Porto, no evento do PSDB deixou claro que o tucano não engoliu as divergências com a governadora e deverá integrar ao bloco de oposição.

BRONCA — O Tribunal de Contas apura supostas fraudes em licitação no Carnaval de Recife. O Ministério Público de Contas apontou ‘fato gravíssimo’ em licitação de R$ 4,1 milhões da Prefeitura do Recife e TCE abre auditoria.

OLINDA — Com o PT lançando à pre-candidatura do vereador Vinicius Castelo para disputar a prefeitura de Olinda, uma decisão da ministra Luciana Santos (PCdoB) de entrar na disputa pode criar imbróglio na federação.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade