Coluna FocoPolítico desta terça-feira
O deputado estadual Izaías Régis (PSDB), líder do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa, enfrenta um cenário político complexo em sua possível candidatura em Garanhuns. O sucesso e a aprovação das ações do prefeito Sivaldo Albino (PSB) têm gerado questionamentos sobre a viabilidade da candidatura de Régis, mesmo com o apoio do Palácio. Alguns aliados já expressaram dúvidas quanto à estratégia do deputado, alertando para o risco de uma derrota significativa nas urnas.
Embora não seja obrigado a renunciar ao mandato de deputado para concorrer à Prefeitura Municipal, Izaías Régis enfrenta a preocupação de sair enfraquecido politicamente após a disputa. O receio de um desgaste político iminente pode levá-lo a reconsiderar sua postulação e buscar apoiar uma outra candidatura no município. A opinião da governadora Raquel Lyra deverá ser determinante, uma vez que sua aceitação ou não da desistência de Régis interfere diretamente na construção da base política e partidária na região.
Uma coisa é certa, enquanto a oposição bate cabeça, o caminho para a reeleição do prefeito Sivaldo Albino se torna cada vez mais tranquilo.
HABITAÇÃO — A governadora Raquel Lyra comemorou o contrato de 50 beneficiários para compra de imóveis no Residencial Novo Curado, em Jaboatão dos Guararapes através do programa Morar Bem – Entrada Garantida.
MOÇÃO DE REPÚDIO — Com bastante atraso, a Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (18) a moção de repúdio proposta pelo vereador Alcides Cardoso contra fala do presidente Lula (PT) sobre Israel e Holocausto.
SOLICITAÇÃO — O deputado estadual Jarbas Filho (MDB), solicitou ao governo estadual que mulheres de todo o estado sejam atendidas e contempladas pelo Reforma no Lar, nova modalidade do Programa Morar Bem.
PRAZO LIMITE — Em meio as discussões do PT, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), empurrou para frente a decisão e reafirmou que só definirá a indicação do vice-prefeito na chapa socialista no período das convenções.
FEDERAÇÃO — Começa a ganhar força uma possível federação entre PSDB, PDT e Podemos, e a concretização deve influenciar diretamente no cenário político nacional e estadual visando as eleições de 2026.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.