Coluna FocoPolítico desta terça-feira
A governadora Raquel Lyra (PSDB) demonstra comprometimento com suas promessas de campanha ao anunciar uma medida importante para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social em Pernambuco. Em uma solenidade realizada ontem (25), ao lado da vice-governadora Priscila Krause e de líderes políticos e prefeitos de todas as regiões do estado, Raquel Lyra anunciou a criação de uma bolsa mensal de R$ 300 para cerca de 100 mil mulheres com filhos de até seis anos.
Apesar dos desafios políticos que enfrenta para consolidar sua gestão, especialmente na relação com deputados e partidos, a governadora demonstra determinação em deixar sua própria marca no governo estadual. Com o respaldo financeiro positivo do estado, Raquel Lyra sinaliza que ainda há muito por vir em termos de projetos para beneficiar os pernambucanos, mesmo enquanto busca solucionar questões políticas pendentes.
O Mães de Pernambuco lançado pela governadora é o maior programa de transferência de renda e combate à fome do Norte e Nordeste e a iniciativa conta com recursos do próprio Governo do Estado.
FLORESTA — A prefeita Rorró Maniçoba deixa os quadros do PSB para integrar a partido da base do governadora Raquel Lyra. A gestora vai disputar a reeleição em Floresta no PP, do deputado federal Eduardo da Fonte.
PRIORIDADE — O secretário Wolney Queiroz, já tinha antecipado que a candidatura de Zé Queiroz era prioridade para o PDT. O ministro Carlos Lupi participará de evento em Caruaru ao lado de lideranças do PT no dia 7 de abril.
POLÊMICA — Nesta terça (26), o projeto das faixas salariais dos PMs e Bombeiros será votado na CCLJ na Alepe. Categoria planeja manifestação contra a proposta do Governo de encerrar de maneira escalonada até 2026.
OLINDA — Através de uma articulação do prefeito Lupércio, a pré-candidata a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, se filiou ao PSD do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que assinou a sua ficha de filiação.
FALTOU CONSENSO — A Prefeitura de Garanhuns reafirmou que vai garantir a realização do 32º (FIG) à altura da sua história e lamentou o fato do Governo utilizar a mídia para criar uma polarização desnecessária.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.