Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
Com o prazo para as filiações se encerrando no próximo sábado (6), Daniel Coelho deverá deixar a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e oficializar ainda esta semana sua pré-candidatura à prefeito do Recife.
Apesar de evitar falar sobre o assunto, Daniel é tido na bolsa de apostas como o candidato da governadora Raquel Lyra (PSDB) na capital pernambucana, mas antes precisa decidir seu destino partidário. O MDB parecia ser o caminho mais provável, mas após uma reviravolta o partido anunciou o apoio à candidatura do prefeito João Campos (PSB), principal adversário da governadora. Agora, a escolha deve ficar entre o PSD ou o PSDB, partido de Raquel.
Com o MDB no palanque da oposição, apenas o PSDB, MDB e PRD estão garantidos na chapa do palácio, enquanto outros aliados como o PP e PDT ainda não oficializaram sua posição e parecem seguir aguardando gestos e promessas da gestão. O PL, que também integra a base do governo estadual terá candidatura própria e não vai apoiar o candidato de Raquel Lyra.
A cúpula do governo agora mira o apoio do União Brasil, e deve entrar em mais uma ‘queda de braço’ com PSB, que também busca o apoio da sigla na corrida pela Prefeitura do Recife.
AGENDA EM PERNAMBUCO — Nesta quinta-feira (4), o presidente Lula vai desembarcar em Pernambuco para inaugurar ao lado da governadora Raquel Lyra, a estação elevatória da Adutora do Agreste em Arcoverde.
PETROLINA — Ao lado do deputado federal Fernando Filho, o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, oficializou o apoio do partido à pré-candidatura a reeleição do prefeito de Petrolina, Simão Durando.
CACHOEIRINHA — Major Morais anuncia sua pré-candidatura a prefeito de Cachoeirinha e deve movimentar o tabuleiro político no município, apostando em projetos voltados para o desenvolvimento e a segurança pública.
ROMPIMENTO — O presidente da Alepe, Álvaro Porto, tem evidenciado o rompimento com a governadora Raquel Lyra e com o PSDB. O deputado parece cada vez mais próximo do grupo político do prefeito João Campos.
GRAVATÁ — Apesar deixar o bloco político de Waldemar Borges, o prefeito Padre Joselito, deve buscar a reeleição com o apoio dos socialistas. O gesto posou para foto ao lado de João Campos, Tábata Amaral e Sebastião Oliveira.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.