Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
O ex-prefeito José Queiroz (PDT) deu mais um passo importante para o seu projeto rumo a prefeitura de Caruaru, e depois de trazer o PSB para o palanque, consolidou o apoio da Federação PT/PCdoB/PV em um ato realizado no último domingo (8). A presença de figuras importantes como o ministro Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, e os senadores Teresa Leitão (PT) e Humberto Costa (PT), além do deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV), e a ministra Luciana Santos (PCdoB), demonstra a força da aliança que respalda a candidatura de Queiroz na Capital do Agreste.
Com a polarização das eleições entre o ex-prefeito Zé Queiroz e o atual prefeito Rodrigo Pinheiro, do PSDB, o jogo político municipal fica cada vez mais acirrado e o pedetista tem apostado na união de forças e na reconstrução de laços históricos. O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), que era o ex-aliado de Queiroz parece ter deixado as divergências para trás e marcou presença no evento, evidenciando a superação do passado.
A garantia de que o presidente Lula (PT) estará presente na campanha de Queiroz, dada pelo senador Humberto Costa, sinaliza um respaldo ainda mais sólido à candidatura, agregando capital político e mobilizando eleitores em torno do projeto político do ex-prefeito. Com o apoio de importantes lideranças e a habilidade de construir pontes, Queiroz emerge como um pré-candidato de peso na disputa pela prefeitura de Caruaru.
INCOERÊNCIA — Caiu como uma ‘bomba’ a presença do secretário de estado, Ismênio Bezerra, no evento do pré-candidato a prefeito de Caruaru, Zé Queiroz. O movimento foi visto pelo Palácio como uma afronta do PDT ao governo.
REVIRAVOLTA — O presidente estadual do PP e deputado federal, Eduardo da Fonte, oficializou a pré-candidatura do ex-prefeito Bosco Silva a prefeitura de Camaragibe pelo Partido Progressistas.
FORÇA DA MÁQUINA — O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), construiu seis chapas proporcionais competitivas para as eleições deste ano. Além do PSDB, o PSD, PP, Avante, Podemos e PRD foram turbinados.
NA RUA — Desde que assumiu o comando da capital pernambucana como prefeito em exercício, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, cumpre uma série de agendas de rua.
DEBANDADA — Após briga entre Cid e Ciro Gomes, Justiça Eleitoral permite que 14 deputados estaduais ligados ao senador deixem o PDT. O motivo da briga seria as divergências sobre o apoio ao PT no estado.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.