João Campos estica a corda e não deve ceder a pressões do PT pela indicação do vice

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

O prefeito João Campos (PSB), não está apenas administrando a capital pernambucana; ele está traçando uma estratégia política ambiciosa, visando as eleições estaduais de 2026. Com o favoritismo para a reeleição no Recife, João Campos parece determinado a não ceder às pressões do PT pela indicação do vice-prefeito na chapa da Frente Popular.

A filiação dos secretários municipais Marília Dantas e Felipe Matos ao MDB e ao Republicanos, respectivamente, gerou um alerta na cúpula estadual do PT, que aspira ocupar espaço na chapa majoritária, mas João não tem demonstrado disposição para concessões. Caso a imposição não venha diretamente do presidente Lula (PT), ele está preparado para esticar a corda e colocar um aliado de extrema confiança na vice, assegurando sua transição tranquila para concorrer ao governo de Pernambuco.

Com pelo menos cinco pretendentes ao Senado e apenas duas vagas disponíveis, João enfrenta um quebra-cabeça político complexo. O PT planeja cobrar a fatura se João for candidato ao governo, enquanto o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) também almeja uma cadeira no Senado.

Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina e candidato a governador em 2022, pretende pleitear uma das vagas do Senado na chapa da Frente Popular. O senador Fernando Dueire assegurou o apoio do MDB à reeleição de João no Recife com a condição de garantir uma das vagas em 2026. Além disso, a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, também deverá correr por fora e buscar o espaço.

CARTA NA MANGA — A filiação do chefe de gabinete do prefeito João Campos, Victor Marques, ao PCdoB é vista como ‘trunfo’ para resolver o imbróglio com o PT, uma vez que o partido faz parte da federação PT/PCdoB/PV.

EM BRASÍLIA — Nesta quarta (10), a governadora em exercício, Priscila Krause, participa em Brasília do anúncio da seleção do Minha Casa, Minha Vida nas categorias Rural e Entidades a partir das 10h, no Palácio do Planalto.

EM PAUTA — O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) intermediou uma audiência entre o ministro dos Esportes, André Fufuca, e o presidente do Náutico, Bruno Becker, para discutir os problemas do futebol pernambucano.

ANÚNCIO — O deputado Antônio Moraes anunciou a decisão da governadora Raquel Lyra de instalar uma estação de tratamento de água (ETA) móvel na cidade de Paudalho, para amenizar dificuldades no abastecimento de Carpina.

ABSOLVIDO — Por 5 votos a 2, TRE-PR decide contra cassação do senador Sergio Moro (UB). A maioria foi formada após o desembargador Anderson Ricardo Fogaça acompanhar o relator e votar pela absolvição.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade