PT joga a toalha e deixa nas mãos de João Campos a indicação do vice na Frente Popular do Recife

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

As peças parecem se mover rapidamente no tabuleiro político do Recife e o PT estar reavaliando suas estratégias. Antes determinado a indicar o candidato a vice-prefeito na chapa do PSB, liderada pelo prefeito João Campos, agora os petistas consideram apoiar Campos independentemente de sua posição na corrida eleitoral. A mudança de rumo evidencia uma nova dinâmica política, onde o PT parece ter jogado a toalha na busca pelo protagonismo nas eleições deste ano.

Nos bastidores, o senador Humberto Costa (PT) emerge como uma figura central, porém afetado pelas reviravoltas do jogo político. Com a possibilidade de Campos renunciar o cargo de prefeito para disputar o governo estadual em 2026, cresce a possibilidade do vice-prefeito ser um dos aliados do prefeito do aliado recentemente a partidos que compõe a federação com o PT, mas Costa vê sua influência em xeque. No entanto, a chave para sua sobrevivência política pode estar nas mãos do presidente Lula, cuja permissão pode definir o curso dos acontecimentos.

Por outro lado, vislumbra-se uma abertura para um novo alinhamento político. O PT no estado poderia buscar uma aproximação com o governo de Raquel Lyra, e a articulação deverá ficar a cargo de Humberto Costa. O movimento já é tido nos bastidores como um “plano B”, e deve mexer no tabuleiro. Com o recente movimento do senador Fernando Dueire, que levou o MDB para a base do PSB no Recife, Costa enxerga a oportunidade de garantir uma das vagas do Senado na chapa da governadora em 2026, o que poderia renovar o seu mandato na câmara alto por mais oito anos.

LIDERANÇA POLÍTICA — A senadora Teresa Leitão (PT), tem demonstrado um forte alinhamento com o presidente Lula. A convite do Palácio do Planalto, a senadora integra a comitiva presidencial durante viagem oficial a Colômbia.

BOLA FORA — O movimento errado do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), pode colocar o PP no palanque da oposição. Além de tempo de TV e Rádio, o partido possui pelo menos 10 deputados estaduais alinhados ao grupo.

CORRENDO POR FORA — O pré-candidato a prefeito de Caruaru, Tonynho Rodrigues (MDB), fez questão de registrar um encontro em Brasília com os deputados federais Eduardo da Fonte (PP-PE) e Lula da Fonte (PP-PE).

FAIXAS SALARIAIS — Extinção das faixas salariais é aprovada em Comissões na Alepe. Apesar do parecer favorável, projeto do Governo do Estado precisa ser votado no Plenário da Casa, com maioria absoluta.

RETALIAÇÃO — Governo demite primo de Arthur Lira da superintendência regional do Incra em Alagoas e aumenta a tensão. Lula deverá enfrentar um desgaste com o avanço de cinco CPIs simultâneas na Câmara.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade