Coluna FocoPolítico desta quarta-feira
Enquanto os governos anteriores optavam pelas negociações no ‘atacado’ para consolidar uma base sólida na Assembleia Legislativa, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem escolhido negociar no ‘varejo’, pontualmente com cada parlamentar. Apesar do estilo diferente, a chefe do executivo estadual mostrou eficiência e comemorou a grande vitória alcançada na Alepe durante a aprovação do projeto que extingue as faixas salariais da PM e do Corpo de Bombeiros.
Após um longo período de embates e polêmicas que durou cerca de dois meses, o governo obteve 41 votos a favor do projeto, e o único voto contrário foi o do deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil).
Aos poucos, a governadora vai imprimindo o seu próprio ritmo e entre os 49 deputados estaduais, parece contar fielmente com o voto de pelo menos 23. Nesses cálculos, o governo só precisaria negociar com mais dois parlamentares para obter a maioria absoluta.
A oposição tentou tumultuar a votação e colocar a tropa da PM para pressionar os deputados a votarem contra o projeto do executivo, mas acabou tendo que engolir uma grande derrota no plenário e agora o projeto segue para sanção da governadora Raquel Lyra.
CONFUSÃO — Contrariado com o posicionamento do PT, o deputado estadual Abimael Santos (PL), partiu para o ataque e disparou: “o PT é o partido do trabalhador que não trabalha. Bando de vagabundo!”.
ARARIPINA — O prefeito Raimundo Pimentel é um poço de mágoas com o vice Evilásio Mateus e não deve indicá-lo como sucessor. Os dois travam uma disputa pelo controle do PDT, que tem o vice e outros aliados filiados a legenda.
DISPUTA INTERNA — Aliados de Evilásio estão confiantes que ele terá legenda mesmo sem apoio do atual gestor, enquanto Pimentel segue confiante que terá o controle total do PDT de Araripina para conduzir o processo.
RECIFE — Após ser exonerado da Jucepe pelo Governo Raquel Lyra, o prefeito João Campos (PSB) nomeou o gestor Gabriel Cavalcante, ligado ao ex-deputado Raul Henry e ao MDB para assumir cargo na Prefeitura do Recife.
FAVORÁVEL — Por unanimidade, o STF endossou a liminar que suspende trechos da LDO aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado. Governo do estado recorreu ao judiciário e saiu vitorioso com a decisão.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.