Partidos de Raquel Lyra e Marília Arraes avançam em negociações para federação partidária

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

Parece caminhar a passos largos as negociações para a ampliação da federação do PSDB-Cidadania, partido da governadora Raquel Lyra com o Solidariedade da ex-deputada Marília Arraes, que disputaram o governo estadual em 2022. As negociações estariam a cargo do presidente do PSDB, Marconi Perillo, e do presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, que já demostraram bastante otimismo em relação ao projeto.

A nova super federação, que inclui também o Cidadania, tem como objetivo lançar uma candidatura própria nas eleições de 2026 e poderá caminha na direção contrária ao presidente Lula (PT). Devido a esse posicionamento, o acordo final só deverá ser firmado após o pleito municipal deste ano. Essa estratégia visa evitar impasses em questões regionais que poderiam surgir caso o acordo fosse firmado antes.

Além do Solidariedade, o PDT também foi convidado para participar das negociações, mas devido ao seu alinhamento com o governo petista, dificilmente conseguirá avançar. Apesar das divergências, Perillo se reuniu com Ciro Gomes, ex-candidato à Presidência pelo PDT, e as tratativas entre os partidos devem continuar.

Com a inclusão do Solidariedade, a nova federação passaria a contar com 23 deputados na Câmara dos Deputados. Com um projeto de candidatura próprio em 2026, a bancada poderia passar a atuar como oposição ao governo.

DECISÃO FAVORÁVEL — O STF validou a Lei das Estatais e mantém as indicações feitas enquanto efeitos de lei estavam suspensos. O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, permanece a frente da instituição.

RECUOU — O PT de Pernambuco decidiu recuar da ideia de condicionar o apoio a reeleição de João Campos (PSB) no Recife e vai subir no palanque da Frente Popular independente da indicação da vice ou não.

AGENDA — A governadora Raquel Lyra lança o Programa Cientista Arretado e assina ordem de serviço para requalificação da PE-112. A iniciativa vai destinar recursos para pesquisadores produzirem soluções inovadoras.

EDUCAÇÃO INFANTIL — O prefeito do Recife, João Campos, anunciou que irá expandir e duplicar as vagas em creches na capital pernambucana. Ele reafirma o compromisso com a Educação Infantil e a Rede Municipal.

FORA DA AGENDA — O pré-candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, teve um encontro em Brasília com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que é tida como adversária do PSB de Tábata Amaral.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade