Sivaldo Albino transforma Garanhuns em canteiro de obras e consolida favoritismo para reeleição

Coluna FocoPolítico desta quarta-feira

Apesar do favoritismo em Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino (PSB), tem acelerado o ritmo de entregas e transformado a cidade em um verdadeiro canteiro de obras. Lá atrás, em 2022, quando Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco, muitos apostavam no isolamento do gestor e no crescimento do seu principal adversário, o deputado estadual Izaías Regis, também do PSDB. A verdade é que quem colocou suas fichas nesse cenário acabou perdendo tudo.

Sivaldo Albino se reinventou e mesmo na oposição ao governo estadual, tem acertado na gestão municipal com o sucesso dos eventos e o volume de entregas. O teste de fogo do prefeito será a realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que após uma queda de braço, deixa de ser realizado pelo governo e passa a ser de responsabilidade da gestão municipal.

Em Garanhuns, o sentimento da população é que o gestor deverá se reeleger sem muitas dificuldades, e poucos são os que acreditam que Izaías será candidato. Sem conseguir viabilizar uma candidatura sólida e com poucas chances de vitória, o risco de ir as urnas contra o atual prefeito e sair menor do que entrou deve fazer o tucano desistir da disputa pelo Palácio Municipal Celso Galvão.

É PRA VALER — Nesta quarta-feira (15), a deputada estadual Dani Portela lança sua pré-candidatura pela federação PSOL-Rede a prefeita do Recife. O evento será realizado na Casa Marielle Franco, sede do PSOL no Recife.

INVESTIMENTOS — A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou a requalificação da PE-060, rodovia que dá acesso ao Litoral Sul de Pernambuco e ao estado de Alagoas. O investimento será de quase R$ 75 milhões.

COBRANÇA — O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) apresentou um requerimento cobrando informações do Governo do Estado sobre a desapropriação do antigo Colégio Americano Batista que custou cerca de R$ 80 milhões.

CLIMA AMISTOSO — Apesar de ter perdido o DETRAN-PE e ficar sem espaço na gestão estadual, o PL de Anderson e André Ferreira não pretende romper com o Governo Raquel Lyra e deve buscar uma reacomodação.

FALTOU DIÁLOGO — Lula escolhe o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, do PT, como ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul e desagrada o governador Eduardo Leite (PSDB).

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade